Construtivismo, consciência fonológica e método fônico no processo de alfabetização

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Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar representações e práticas de alfabetização que circularam entre professores, em diferentes temporalidades, visando o enfrentamento do desafio de ensinar a ler e escrever, mais especificamente, abordaremos a grande polêmica em debate na academia e também na mídia, que nos últimos anos tem sido conhecida como a “guerra dos métodos”. Dada à centralidade da alfabetização/escolarização, as metodologias de ensino ocupam lugar de destaque nas preocupações de professores de diferentes épocas, pois o saber ler e escrever sempre esteve diretamente ligado à ideia de modernidade e desenvolvimento. Dessa forma, diferentes educadores discutem e defendem qual método ou teoria se apresenta como mais eficaz para aquisição da escrita alfabética pelas crianças, visando equacionar os problemas relativos ao fracasso escolar que, no Brasil, ganha visibilidade no crônico problema do analfabetismo.

Palavras-chave: Alfabetização. Ensino de leitura e escrita. Letramento.

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Publicado

20.12.2011

Como Citar

LIMA, E.; VELOSO, G.; CORDEIRO, R. Construtivismo, consciência fonológica e método fônico no processo de alfabetização. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 4, n. 4, p. 43–57, 2011. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/356. Acesso em: 8 nov. 2024.

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