Múltiplas Vozes e Múltiplos Sentidos do Pertencimento Étnico: estudo de remanescentes indígenas Kiriris e Payayás

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a10

Palavras-chave:

Dialogia, Identidade Étnica, Remanescentes Indígenas

Resumo

Apresentamos nesse artigo aspectos epistemológicos que contribuem para análise da constituição da identidade étnica de um dos grupos humanos que compõe a diversidade dos remanescentes dos povos indígenas Kiriris e Payayás, no distrito de Missão do Sahy, em Senhor do Bonfim, Bahia.  Metodologicamente nos valemos da história oral para nos aproximarmos dos processos constitutivos dos remanescentes indígenas e, consequentemente, contribuirmos para o fortalecimento cultural dos ascendentes dos Kiriris e Payayás que ali residem. Os resultados nos apontam que, por meio de uma ação dialógica, foi possível contribuir com o processo de construção da identidade étnica dos sujeitos envolvidos.

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Biografia do Autor

Leila Damiana Almeida dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Pedagoga, com Doutorado e Mestrado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atuou na Pró-Reitoria de Graduação, coordenando o Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (NUFORDES) e presidindo o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério a Educação Básica. Foi coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da UFRB/Cetens. Anteriormente atuou como docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Campus de Senhor do Bonfim/BA, quando exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Foi docente da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e atuou em instituições de educação básica. Suas pesquisas perpassam pela constituição dos processos identitários de comunidades indígenas, quilombola e campesinas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Culturas e Identidades, Culturas de Infâncias e Formação de Professores, áreas temáticas sobre as quais possui livro e artigos publicados de sua autoria e em coautoria.

Kleber Peixoto de Souza, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduado em Pedagogia (1996) na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB). Na mesma instituição realizou sua Especialização em Educação (2004) e Mestrado em Educação (2006). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho - Portugal, em parceira com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Foi docente na Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e na Faculdade Maria Milza (FAMAM), nesta última foi coordenador do curso de Pedagogia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde desenvolve atividades docentes/investigativas no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), sendo professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo, curso através do qual foi coordenador do subprojeto Tecendo Saberes e Constituindo a Docência no Contexto do Campo, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE CAPES/MEC). Como membro do Núcleo de Pós-Graduação em Educação do Campo da UFRB orientou e compôs bancas examinadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso da Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, também vem participando dos eventos organizados pelo Núcleo e por outras instituições que desenvolvem projetos de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo. Dentre as áreas de atuação docente e de pesquisa a Educação Especial Inclusiva aparece com certo destaque, pois, ministra componente curricular e desenvolve a pesquisa de doutorado nessa área. É membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (NETAA/CETENS/UFRB), através do qual foi indicado para uma Missão de Estudo (Março a Setembro de 2017) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal.

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Arquivos adicionais

Publicado

11.08.2021

Como Citar

SOUZA, L. D. A. dos S.; SOUZA, K. P. de. Múltiplas Vozes e Múltiplos Sentidos do Pertencimento Étnico: estudo de remanescentes indígenas Kiriris e Payayás. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–26, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a10. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4218. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares