Um estudo da disciplina História da Educação e suas contribuições para a formação docente no Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a01

Palavras-chave:

Formação Docente, História da Educação, Ensino Superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo levantar dados referentes à presença da disciplina História da Educação e sua importância nos cursos de formação de professores no Brasil. Do ponto de vista da abordagem, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada nos princípios da investigação histórica que se sustenta em uma visão de totalidade, conforme aponta a concepção histórico crítica. Para alcançar a consecução dessas pretensões, apoiou-se em teóricos como: Saviani (2005), Gatti (2006), Carvalho (2005), Nunes (2006), Aranha (1996), Noronha (1998), Tanuri (2000), entre outros que entendem que esta é uma disciplina imprescindível nos cursos de formação de professores. Tendo em vista que coloca em evidência questões indispensáveis à formação docente, ela se aproxima e dialoga com componentes do currículo dos cursos. A sua presença proporciona ao futuro professor uma maior fundamentação para discutir diferentes momentos históricos e a organização educacional em diversos contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Rudimar Serpa de. O Ensino de História e sua Historiografia. Revista Eletrônica da Ulbra são Jerônimo – v. 01, 2007.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ARRUDA, Maria Aparecida. História da Educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 107-122.

BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005, p. 23-72.

BORGES, Bruno Gonçalves. GATTI JUNIOR, Décio. A disciplina História da Educação no Brasil: presença e formas de organização. IX Encontro Interno e VIII Seminários de Iniciação Científica. UFU, 2009.

BORGES, Bruno Gonçalves. GATTI JUNIOR, Décio. O ensino de História da Educação na formação de professores no Brasil atual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 24-48, dez. 2010.

BORGES, Vavy Pacheco. O que é história. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: Ed. da UNESP, 1997.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Considerações sobre o Ensino de História da Educação no Brasil. In: GATTI Jr., Décio e INÁCIO FILHO, Gerando. (Org.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas/SP: Autores Associados. Uberlândia/MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia. p. 33-45, 2005.

FENELON, Dea. Pesquisa em História: perspectiva e abordagens. In: FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1994, p. 117-136.

FERREIRA, Dirce Nazaré de Andrade; SCHWARTZ, Cleonara Maria; KROHLING, Aloisio. O método de ensino lancasteriano: Uma comparação entre a sala monitoral do the british school museum de hitchin, na inglaterra, e o regimento interno das aulas públicas das primeiras letras da província do espírito santo em 1871. História da Educação [online]. 2016, v. 20, n. 48 [Acessado 9 Junho 2021] , pp. 175-191. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2236-3459/41842>.

GATTI JUNIOR, Décio. Estudo sobre o processo de constituição do ensino e da pesquisa em História da Educação no Brasil. In: MORAIS, Christianni Cardoso; PORTES, Écio Antônio; ARRUDA, Maria Aparecida. História da Educação: ensino e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 107-122.

GATTI JUNIOR, Décio. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU, 2007.

ISKANDAR, Jamil Ibrahim; LEAL, Maria Rute. Sobre positivismo e educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba. v. 3, n.7, p. 89-94, set./dez. 2002.

JÚNIOR, Dilceu Roberto Pivatto. MARXISMO E ENSINO DE HISTÓRIA: práxis do conhecimento e Formação do sujeito crítico-social. Revista Semina, V9 - n 1, 2010, publ. no 1º sem. 2011.

JÚNIOR, Marcílio Souza; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História das disciplinas escolares e história da educação: algumas reflexões. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 391-408, set./dez. 2005.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

MARTINS, Estevão de Rezende. Cultura, ciência, teoria e filosofia. Revista de Filosofia. Puplicado 30 de Agosto de 2004.

MATOS, Júlia Silveira. Tendências e Debates: da escola dos Annales à História Nova. Historiæ, Rio Grande, v.1 p.13-130, 2010.

NEVES, Fátima Maria. História da Educação no Brasil – Considerações historiográficas sobre a sua constituição. In: ROSSI, E. R.; RODRIGUES, E. & NEVES, F. M. (Org.) Fundamentos históricos da educação no Brasil. Maringá: EDUEM, 2005.

NORONHA, Olinda Maria. História da educação: sobre as origens do pensamento utilitarista no ensino superior brasileiro. Campinas/SP: Editora Alínea, 1998.

NUNES, Magda Soares. Políticas para a formação e profissionalização de professores para o ensino superior: a contribuição do PROSUP. Tese de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais: Belo Horizonte, 2006, p. 23-35.

RODRIGUES, Rosângela Silveira. Didática e educação de educadores: uma articulação dialética. Montes Claros: Unimontes, 2002, p.25-47.

SANFELICE, José Luiz; SAVIANI, Dermeval; LOMBARDI, José Claudinei. História da Educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 1999.

SAVIANI, Dermeval. A situação atual da educação e a formação de professores para a educação básica no brasil. Conferência de abertura do XVII Seminário Internacional sobre formação de professores para o MERCOSUL – CONESUL. Porto Alegre, 3 de novembro de 2009.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

SAVIANI, Dermeval. História da História da Educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. EcosS Revista Cientifica. São Paulo, v.10, nº especial, p.147-167, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Ensino, pesquisa e organização na formação do campo da História da Educação Brasileira. In. MONARCHA, Carlos. História da Educação Brasileira: formação do campo. 2ª ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2005, p.49-75.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, maio-ago 2000, p. 61-88.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-68, maio/ago., 2000.

THOMPSON, E. P. A miséria da Teoria (ou um planetário de erros). Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

WARDE, Mirian Jorge. Contribuições da História para a educação. Em Aberto, Brasília, 1999. p. 3-11.

Arquivos adicionais

Publicado

02.07.2021

Como Citar

RODRIGUES, M. S.; PEREIRA, R. G.; BRANDÃO, V. B. G. Um estudo da disciplina História da Educação e suas contribuições para a formação docente no Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4226. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos