Um estudo da disciplina História da Educação e suas contribuições para a formação docente no Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a01

Palavras-chave:

Formação Docente, História da Educação, Ensino Superior

Resumo

Este estudo teve como objetivo levantar dados referentes à presença da disciplina História da Educação e sua importância nos cursos de formação de professores no Brasil. Do ponto de vista da abordagem, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada nos princípios da investigação histórica que se sustenta em uma visão de totalidade, conforme aponta a concepção histórico crítica. Para alcançar a consecução dessas pretensões, apoiou-se em teóricos como: Saviani (2005), Gatti (2006), Carvalho (2005), Nunes (2006), Aranha (1996), Noronha (1998), Tanuri (2000), entre outros que entendem que esta é uma disciplina imprescindível nos cursos de formação de professores. Tendo em vista que coloca em evidência questões indispensáveis à formação docente, ela se aproxima e dialoga com componentes do currículo dos cursos. A sua presença proporciona ao futuro professor uma maior fundamentação para discutir diferentes momentos históricos e a organização educacional em diversos contextos.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

RODRIGUES, M. S.; PEREIRA, R. G.; BRANDÃO, V. B. G. Um estudo da disciplina História da Educação e suas contribuições para a formação docente no Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4226. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos