Estado laico, ensino religioso e intolerância: os desafios da educação pública

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a02

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Laicidade e Educação Pública, Bens comuns

Resumo

A reemergência de intolerâncias e configurações político-religiosas de extrema-direita ou direita nacional-populista, colocou grandes desafios ao ensino público entendido como espaço de construção de convivência com a alteridade. A deterioração político-social acentuou-se durante a sindemia de COVID-19 e lança uma interrogação: dentro da educação público-estatal, o ensino religioso pode cultivar espaços de produção de intersubjetividades livres, autônomas e cidadãs? Para responder ao questionamento, proponho uma reflexão filosófico-sociológica, alicerçada metodologicamente em literatura acadêmica corrente, documentos primários e secundários online e físicos. A laicidade estatal permitiu o ensino público laico, democrático, republicano. Inicialmente constituído como reação religiosa católica às perdas dos laços oficiais com o Estado, o Ensino Religioso só começou recentemente, uma nova página de sua história, mais próxima da laicidade plural. Porém, embates religiosos reacionários atrasam a implantação do padrão curricular comum, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para superar os desafios, será necessário ver a educação pública e o ensino religioso como bens comuns, plurais e laicos a que todos têm direito, constituindo-se em espaços de contraposição à intolerância religiosa

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Arquivos adicionais

Publicado

04.08.2021

Como Citar

SILVEIRA, E. S. da. Estado laico, ensino religioso e intolerância: os desafios da educação pública. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–25, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4440. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares