Reflexões sobre educação indígena na poética de Efraín Miranda

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a05

Palavras-chave:

Literatura peruana, Efraín Miranda, Indio dios runa, Educação indígena

Resumo

Resumo: Este trabalho pretende analisar os poemas “E Q” e “Ñ R”, publicados em Indios dios runa: antologia poética del profeta del fuego (2008), do peruano Efraín Miranda. A partir da tensão entre pares – dentro/fora, professor/aluno, indígena/não-indígena, rural/urbano – representados pelas imagens da “indiecita escolar”, em “EQ”, e das professoras, em “ÑR”, serão apontadas semelhanças e diferenças entre esses poemas. Tal dicotomia será associada à maneira encontrada pelo poeta para criticar a implementação de políticas educacionais que, em vez de valorizar a sabedoria indígena, caracterizam-se pela tentativa de aculturação desses povos.

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Publicado

09.08.2021

Como Citar

RIBEIRO, E. R. . Reflexões sobre educação indígena na poética de Efraín Miranda. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–18, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4446. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares