As raízes epistemológicas do Método Paulo Freire de Alfabetização

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a06

Palavras-chave:

Método de alfabetização, Paulo Freire, Epistemologia, Emancipação

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado em educação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), cujo objetivo principal foi investigar as raízes epistemológicas que influenciaram Paulo Freire na elaboração de seu método de alfabetização. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica dos próprios escritos de Freire e de estudiosos de seu pensamento. Os resultados indicam que o método de alfabetização de Freire incorporou influências históricas, políticas e sociais vividas por ele no contexto do Nordeste brasileiro, onde existiam altas taxas de analfabetismo, desigualdade e pobreza. Atestam que seu método não se resume apenas codificar e decodificar letras e fonemas, mas em educar pessoas a se perceberem enquanto sujeitos conscientes de sua história e como agentes de transformação social.

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Arquivos adicionais

Publicado

09.08.2021

Como Citar

MACIEL, J. J. .; CECCHETTI, E. .; DICKMANN, I. . As raízes epistemológicas do Método Paulo Freire de Alfabetização. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–16, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4447. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares