“Nova velha história”: o mito da cobra grande em Cassiano Ricardo, Raul Bopp e Daniel Munduruku

Autores

  • Telma Borges da Silva

DOI:

10.46551/ees.v14n16a09

Palavras-chave:

Perspectivismo, Literatura modernista, Literatura contemporânea, Enunciado, Mito da Cobra Grande

Resumo

Resumo: Este trabalho teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os livros Martim Cererê, de Cassiano Ricardo, Cobra Norato, de Raul Bopp e O sumiço da noite, de Daniel Munduruku. A abordagem teórico-metodológica baseou-se na noção de perspectivismo, de Eduardo Viveiros de Castro, na ideia de enunciado, de Michel Foucault e em algumas considerações simbólicas sobre a serpente, a partir da qual destacou-se o modo como o mito da cobra grande é apropriado por cada um desses autores e os diferentes efeitos de sentido que produzem. Enquanto nos textos dos escritores modernistas, a cobra não cria um ponto de vista próprio, pois age em favor do colonizador, no texto de Munduruku ela produz uma perspectiva própria, age no mundo para garantir sua sobrevivência, de modo que é possível afirmar  a existência de uma percepção mútua de como o mundo se exprime das cobras.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

11.08.2021

Como Citar

SILVA, T. B. da. “Nova velha história”: o mito da cobra grande em Cassiano Ricardo, Raul Bopp e Daniel Munduruku. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–19, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares