Rousseau e a educação popular

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a17

Palavras-chave:

Educação, Popular, Natureza, Cultura, Rousseau

Resumo

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os princípios de uma educação popular a partir das obras de Jean-Jacques Rousseau, especialmente O Emílio ou da Educação e Considerações sobre o governo da Polônia. Apesar de Rousseau não ter utilizado o termo educação popular, este princípio aparece na obra Considerações quando ele observa que todos deveriam ter acesso à escola, pobres ou ricos. Ambas as obras estão unidas conceitualmente mesmo tendo diferentes propósitos. Quanto à questão da relação entre natureza e cultura para Rousseau observa-se que a educação da natureza, fundamentada no Emílio, não significa deixar a natureza educar a criança por si só, mas se propõe uma educação conforme e não contra a natureza. Portanto, Rousseau não é um crítico da cultura, mas de certo tipo de cultura que violenta o ser humano em favor de uma aparência de ordem e civilização.

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Referências

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Publicado

11.08.2021

Como Citar

ANA CRISTINA ARMOND, A. C. .; ALMEIDA JÚNIOR, J. B. de; FERREIRA, R. C. J. Rousseau e a educação popular. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–20, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a17. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4462. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Educação, Saberes Tradicionais e Populares