Protestantismo e Educação Social: uma análise histórica de iniciativas promovidas pela mais antiga instituição educacional presbiteriana do Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a18

Resumo

O presente artigo toma iniciativas educacionais do presbiterianismo no Brasil como objeto de uma investigação histórica com foco no terreno social, promovendo um debate sobre o alcance social que os valores educacionais calvinistas podem ter na sociedade na qual se inserem, especialmente discutidos a luz de conceitos contemporâneos ligados à área da Educação Social. É apresentada uma contextualização das iniciativas que são objeto de estudo, e que são ligadas à mais antiga instituição educacional de origem protestante do país, o Colégio Internacional, que devido a uma mudança geográfica de localização passou a se chamar Instituto Evangélico de Lavras, atualmente Instituto Presbiteriano Gammon, sendo que com o desmembramento da Escola Superior de Agricultura em 1963, gerou posteriormente a Universidade Federal de Lavras. O recorte temporal da pesquisa se liga às décadas iniciais de inserção do presbiterianismo com suas iniciativas educacionais no interior de Minas Gerais;

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Arquivos adicionais

Publicado

20.10.2021

Como Citar

PEREIRA REZENDE, L.; MENDES, M. . Protestantismo e Educação Social: uma análise histórica de iniciativas promovidas pela mais antiga instituição educacional presbiteriana do Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a18. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4668. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Protestantismo e Educação no Brasil e América Latina