Protestantismo e Educação Social: uma análise histórica de iniciativas promovidas pela mais antiga instituição educacional presbiteriana do Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v14n16a18

Resumo

O presente artigo toma iniciativas educacionais do presbiterianismo no Brasil como objeto de uma investigação histórica com foco no terreno social, promovendo um debate sobre o alcance social que os valores educacionais calvinistas podem ter na sociedade na qual se inserem, especialmente discutidos a luz de conceitos contemporâneos ligados à área da Educação Social. É apresentada uma contextualização das iniciativas que são objeto de estudo, e que são ligadas à mais antiga instituição educacional de origem protestante do país, o Colégio Internacional, que devido a uma mudança geográfica de localização passou a se chamar Instituto Evangélico de Lavras, atualmente Instituto Presbiteriano Gammon, sendo que com o desmembramento da Escola Superior de Agricultura em 1963, gerou posteriormente a Universidade Federal de Lavras. O recorte temporal da pesquisa se liga às décadas iniciais de inserção do presbiterianismo com suas iniciativas educacionais no interior de Minas Gerais;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRESPIN, Jean. A Tragédia da Guanabara: a história dos primeiros mártires do cristianismo no Brasil. São Paulo: Cultura Cristã, 2007.

DAGAMA, J. F. A Brief Account of the Great Empire of Brazil our Mission Work and its presente needs. Jacksonville: Illinois, 1882.

DIAS, João Castanho. A Terra Prometida de Lavras. São Paulo: Editora Barleus, 2009.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 17 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2002.

FERREIRA, Wilson Castro. Calvino: Vida, Influência e Teologia. Campinas SP: LPC, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. Educação Popular, Educação Social, Educação Comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Scielo n 4 vl 2, 2013. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/cips/n4v2/13.pdf

GAMMON, Clara. Assim Brilha a Luz: A vida de Samuel Rhea Gammon. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2003.

GAMMON, Samuel R. The Evangelical invasion of Brazil; Or, a half century of evangelical mission in the land of the southern cross. 2ª ed. Memphis: General Books, 2010;

GARCEZ, Benedicto. Mackenzie. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1970;

GONZÁLEZ, Justo L. História Ilustrada do Cristianismo: a era dos reformadores até a era inconclusa. Vol 2. São Paulo: Vida Nova, 2011.

GRUPO Escolar. Vida Escolar. Lavras, ano I, n° 2, 15 de mai. 1907

HACK, Osvaldo Henrique. Protestantismo e Educação Brasileira. São Paulo: Cultura Cristã, 2000.

HUNNICUTT, Benjamim Harris. Origem da Escola de Agronomia de Lavras. O Agrário. Lavras MG, ano XII, n. 52, set. 1958

HUNNICUTT, Benjamim Harris. Correspondência pessoal à Mesa de Curadores do Instituto Evangélico. Lavras, 2 dez. 1921. Pasta de arquivo: Correspondências. Acervo Pró-Memória

INSTITUTO EVANGÉLICO DE LAVRAS. Prospecto do Instituto Evangélico. Lavras: Typografia do Ginásio de Lavras, 1908.

INSTITUTO Evangélico. Vida Escolar. Lavras, ano II, nº23, 1 de jun. 1908;

INSTRUCÇÃO Primaria Gratuita . O Caracter. Lavras, p.2, 18 de ago. 1895.

JÚNIOR, Lincoln Etchebèhére et. al. . Educação e Filantropia na Cidade de São Paulo, no final do século XIX e primeiras décadas do século XX; um estudo da obra do conde José Vicente de Azevedo no Bairro do Ipiranga. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 22, p. 155-181, Maio/Ago 2007

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LÉRY, Jean. Viágem a Terra do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército – Editora, 1961.

MEIRA, José Normando Gonçalves. Ciência e Prática: Ensino Agrícola na Educação Presbiteriana em Minas Gerais (1908-1938). 2009. 222 f. Tese (Doutorado EHPS – História da Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2009.

MENDES, Marcel. Tempos de Transição: a nacionalização do Mackenzie e sua vinculação eclesiástica. São Paulo: Editora Mackenzie, 2016.

OLIVEIRA, Guilherme Ferreira. Para a glória de Deus e para o progresso dos homens: pensamento missionário norte americano e representações de Brasil a partir de The evangelical Invasion (1910), de Samuel Rhea Gammon. 2014. 198f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em História) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei MG;

PEREIRA, Jardel Costa. O Moderno no progresso de uma cultura urbana, escolar e religiosa e a educação secundária do Instituto Presbiteriano Gammon (1892-1842). 2014. 190 f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras) Universidade Estadual de São Paulo, Araraquara SP;

QUINTANA, J. Mª. Antecedentes Históricos de la Educación Social. In: PETRUS, A. (Coord.) Pedagogía Social. Barcelona, Ariel. 1997 p.71-73

REZENDE, Lucas Pereira. O Ensino de Laticínios nos Primórdios da Universidade Federal de Lavras (1908-1938). 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado EAHC – Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.

RIBEIRO, Domingos. Origens do Evangelismo Brasileiro. Rio de Janeiro: Est. Graph. Appolo, 1937.

RIBEIRO, João. História do Brasil. 9ª ed. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1920.

ROSSI, Michele Pereira da Silva. Dedicado à Glória de Deus e ao progresso humano: a gênese protestante da Universidade Federal de Lavras – UFLA (Lavras, 1892-1938). 2010. 285f. Tese (História e Historiografia da Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia MG.

SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1500-1627). São Paulo: Edições Melhoramentos, 1975.

SOUZA NETO, João Clemente. Pedagogia Social: a formação do educador social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGF /UFES. Vitória, v. 16, n. 32, p. 29-64. Jul/Dez 2010. Disponível em https://periodicos.ufes.br/educacao/issue/view/336. Acesso jan. 2018.

TRILLA, Jaume. La educación fuera de la escuela. Barcelona: Ariel, 1996

UM PROJECTO Util. O Municipal. Lavras, nº4, 9 de fev. 1902.

VILELA, Marcio Salviano. A Formação Histórica dos Campos de Santa’Ana das Lavras do Funil. Lavras: Editora Indi, 2007

Arquivos adicionais

Publicado

20.10.2021

Como Citar

PEREIRA REZENDE, L.; MENDES, M. . Protestantismo e Educação Social: uma análise histórica de iniciativas promovidas pela mais antiga instituição educacional presbiteriana do Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–21, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a18. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4668. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Protestantismo e Educação no Brasil e América Latina