A influência protestante na obra de Othoniel Motta e sua importância para a educação brasileira

Autores

  • Wendell Lessa Vilela Xavier Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

DOI:

10.46551/ees.v14n16a22

Resumo

Este texto é resultado de pesquisa documental referente à vida e obra do gramático protestante Othoniel de Campos Motta e sua influência na educação brasileira. Baseando-se nos textos gramaticais produzidos pelo autor, verifica-se a numerosa produção bibliográfica e sua repercussão histórica no cenário educacional brasileiro. As fontes utilizadas para esta pesquisa constituem-se da literatura e material didático produzidos por Othoniel Motta bem como de textos analíticos de teólogos e historiadores que demonstram a maciça influência protestante e especialmente puritana na educação da Inglaterra puritana a partir do século 17, dos Estados Unidos e do Brasil. Para fundamentar teoricamente a análise, utiliza-se da historiografia de Christopher Hill (2012) que considera a relevância dos puritanos para a amplificação da consciência educacional inglesa no século 17. Para demonstração da influência dos herdeiros dos puritanos ingleses no sistema educacional norte-americano, utilizam-se James Packer (1996) e Leland Ryken (1992). Aliado a esses pensadores, soma-se a ideia de Abraham Kuyper (2002), fundador e reitor da Universidade Livre de Amsterdã, para quem o calvinismo não é apenas contemplação, mas restaurou a ciência ao seu domínio e deu a ela a liberdade perdida pelas visões reducionistas de sua época. A relevância desta abordagem está na problematização de uma visão de mundo e práticas educativas dela decorrentes, possibilitando reflexões sobre os seus efeitos na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNHA, H. C. G. A união e o Ensino Secundário na Primeira República. 271p. Dissertação (concurso de professor titular do Departamento de Metodologia de Ensino de Educação Comparada) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Setor de Educação USP, São Paulo, 1980.

BAVINK, Herman. As maravilhas de Deus: instrução na religião cristã de acordo com a Confissão Reformada. São Paulo: Pilgrim Serviços e Aplicações; Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2021.

HILL, Christopher. O século das revoluções: 1603-1714. São Paulo: Unesp, 2012.

KUYPER, Abraham. Calvinismo. São Paulo: Cultura Cristã, 2002.

MOTTA, Othoniel. O Meu Idioma. 2 ed. São Paulo e Rio de Janeiro: Weiszflog Irmãos, 1917.

MOTTA, Othoniel. Chave da Língua. 3 ed. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1933.

MOTTA, Othoniel. O Paraíso e o Céu. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1938.

MOTTA, Othoniel. Lições de Português. 9 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941.

PACKER, James I. Entre os gigantes de Deus: uma visão puritana da vida cristã. São José dos Campos: Fiel, 1996.

PLANTINGA, Alvin. Crença Cristã Avalizada. São Paulo: Vida Nova, 2018.

RYKEN, Leland. Santos no mundo: os puritanos como realmente eram. São José dos Campos: Fiel, 1992.

XAVIER, W. L. V. Lições de Portuguez e O meu idioma: a peregrinação histórico-gramatical de Othoniel Motta. 2011. Tese (Doutorado) – PUC/SP, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

24.10.2021

Como Citar

LESSA VILELA XAVIER, W. A influência protestante na obra de Othoniel Motta e sua importância para a educação brasileira. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 14, n. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.46551/ees.v14n16a22. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4679. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Protestantismo e Educação no Brasil e América Latina

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)