Incidência do Filantrocapitalismo na Educação — estudo bibliométrico a partir do banco de teses e dissertações da CAPES e artigos científicos no portal Scielo

Autores

DOI:

10.46551/ees.v15n17a06

Palavras-chave:

Filantrocapitalismo, Venture Philanthropy, Filantropia, Filantrópica

Resumo

Este artigo é resultado do levantamento bibliométrico sobre a atuação do filantrocapitalismo na educação básica brasileira, etapas - fundamental e médio - com base nas produções acadêmicas - Teses e Dissertações (Mestrado Acadêmico) - do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, e de artigos científicos no Portal Scientific Electronic Library Online (Scielo). O levantamento, nas duas bases, foi obtido pelos descritores “filantrocapitalismo”, “venture philanthropy”, “nova filantropia”, “filantropo”, “filantropia” “filantro” e “filantrópica”. A análise dos resumos foi realizada como base em Adrião, 2015; Adrião e Domiciano, 2018; Robertson e Verger, 2012; Ball e Olmedo, 2013. O resultado principal é que não se localizou pesquisas específicas sobre o filantrocapitalismo na educação no BRASIL, com base nos critérios deste levantamento, entretanto há evidências de sua atuação junto à educação pública.
Palavras-chave: Privatização. Filantrocapitalismo. “Venture Philanthropy”. Filantropia. Filantrópica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Soares Beserra Capoano, Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Mestranda em Educação. Professora da Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cáceres. Mato Grosso, Brasil. E-mail: abcapoano@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4279-1627.

Theresa Adrião, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Departamento de Políticas Administração e Sistemas Educacionais. Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE), Campinas. São Paulo, Brasil. E-mail: theadriao@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1181-5873.

Referências

ADRIÃO, T. Dimensões da privatização da educação básica no Brasil a partir de 1990: um diálogo com a produção acadêmica. 2015. 227f. Tese (Livre-Docência), Universidade Estadual de Campinas.

ADRIÃO, T. Dimensões e formas da privatização da educação no Brasil: caracterização a partir de mapeamento de produções nacionais e internacionais. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 1, p. 8-28, jan./abr. 2018.

ADRIÃO, T. Atores privados na educação pública paulista: relação duradoura e melhorias pouco evidentes. In: VENCO, Selma; BERTAGNA, Regiane; GARCIA, Teise. (Org.). Currículo, gestão e oferta da educação básica brasileira: incidência de atores privados nos sistemas estaduais das regiões Nordeste e Sudeste (2005-2018). 1ed.Sao Carlos: Pedro & João Editores, 2021, v. 3, p. 357-394.

ADRIÃO, Theresa e DOMICIANO, Cassia A. A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. Currículo sem fronteiras, V. 8, n. 3, p. 1-17 – 2018.

ARAÚJO, Stephanie Barros. Filantropia empresarial e educação brasileira no contexto da crise estrutural do capital: a Fundação Bradesco no centro do debate.2016.177f. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO) - Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, Fortaleza.

AVILA, Carolina Machado de. GOVERNANÇA FILANTRÓPICA NAS REDES ESTADUAIS DE ENSINO: A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA E A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL'. 2020. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP .

BALL. Stephen J.; OLMEDO, Antonio. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Maria Vidal. (Org.) Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 33 - 47.

BISHOP, M.; GREEN, M. Philanthrocapitalism: How giving can save the world..Bloomsbury Press, 2009.

CAPES – Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. [online]

COOL, Liana de Vargas Nunes. Um governo dentro do governo: a articulação político-empresarial da organização da sociedade civil comunitas e o caso da parceria com o município de Pelotas (RS). 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.

ESPINOSA, Betty Ramona Solano. Redes empresariais na política educacional: os casos do Brasil e da Colômbia. 2017. 180f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

FERREIRA, N.S.A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.79, p. 257-272, ago. 2002.

MARTINS, Áurea Peniche. Educação e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) : o Projeto Trilhas, do Instituto Natura, na Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Guamá/PA . 2018. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará. Belém.

RAVELLI, Ana Paula Xavier et al. A produção do conhecimento em enfermagem e envelhecimento: estudo bibliométrico. Texto & Contexto - Enfermagem [online]. 2009, v. 18, n. 3.

ROBERTSON, Susan e VERGER, Antoni. A origem das parcerias público-privada na governança global da educação. Educação & Sociedade [online]. 2012, v. 33, n. 121 [Acessado 23 set. 2021], p. 1133-1156.

SCIELO - Scientific Eletronic Library On Line. [online]

SILVA, Maria Vieira; DINIZ, Paulo Vinícius Lamana. Enredamentos históricos da participação da esfera privada na questão social e no setor educacional. Educação & Sociedade [online]. 2014, v. 35, n. 126 [Acessado 22 out. 2021] , p. 43-59.

Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Como Citar

SOARES BESERRA CAPOANO, A.; DE FREITAS ADRIÃO, T. M. Incidência do Filantrocapitalismo na Educação — estudo bibliométrico a partir do banco de teses e dissertações da CAPES e artigos científicos no portal Scielo. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 15, n. 17, p. 1–15, 2022. DOI: 10.46551/ees.v15n17a06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/4701. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — Privatização da Educação Brasileira: ações mercantis e financeiras na definição das políticas públicas