A Geografia e o Exercício do Trabalho de Campo: Relato de Experiência de Um Futuro Professor

Autores

DOI:

10.46551/ees.v16n18a08

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Geomorfologia, Formação Docente, Cavernas do Peruaçu/MG

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar brevemente a experiência do trabalho de campo realizado no ano de 2019, a partir da proposta da disciplina de Geomorfologia, do curso de licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES – Minas Gerais, Brasil). Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e apresentação de relato de experiência. A realização de trabalhos de campo geográficos são relevantes, uma vez que tal exercício promove a imersão do acadêmico em distintas realidades socioambientais, promovendo a transposição da teoria e prática, colaborando, desta forma, para a formação docente de forma crítica e dinâmica.

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Biografia do Autor

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor em Geografia. Professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. E-mail: rahyancarvalho@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7225-5959.

 

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. E-mail: vanessatamiiris@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8223-2785.

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Arquivos adicionais

Publicado

30.06.2022

Como Citar

ALVES, R. de C.; TAMIRIS RODRIGUES ROCHA, V. A Geografia e o Exercício do Trabalho de Campo: Relato de Experiência de Um Futuro Professor. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 16, n. 18, p. 1–13, 2022. DOI: 10.46551/ees.v16n18a08. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/5011. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Publicação contínua

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