A Geografia e o Exercício do Trabalho de Campo: Relato de Experiência de Um Futuro Professor
DOI:
10.46551/ees.v16n18a08Palavras-chave:
Trabalho de Campo, Geomorfologia, Formação Docente, Cavernas do Peruaçu/MGResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar brevemente a experiência do trabalho de campo realizado no ano de 2019, a partir da proposta da disciplina de Geomorfologia, do curso de licenciatura em Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES – Minas Gerais, Brasil). Para tanto, utilizou-se como metodologia revisão bibliográfica e apresentação de relato de experiência. A realização de trabalhos de campo geográficos são relevantes, uma vez que tal exercício promove a imersão do acadêmico em distintas realidades socioambientais, promovendo a transposição da teoria e prática, colaborando, desta forma, para a formação docente de forma crítica e dinâmica.
Downloads
Referências
BARBOZA, Brenda Swyly Souza; RODRIGUES, Havner Mendonça. Prática de ensino: A importância da aula de campo em disciplinas acadêmicas para formação docente em geografia. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, 2016, p.1-16, São Luiz/Maranhão.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CASTELLAR, Sônia; VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Movimentos fora da sala de aula: o trabalho de campo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos, TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor. André; COSTELLA, Roselane Zorden (Orgs.). Movimentos no ensinar Geografia: rompendo rotações. Porto Alegre: Evangraf, 2015.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.
PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU. ICMbio, 2019. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/8642-o-parque-nacional- cavernas-do-peruacu. Acesso em: 15 de jun. de 2019.
PLANO DE MANEJO: ANÁLISE DA UC. ENCARTE 3. ICMbio, 2018. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de-manejo/ parna_cavernas_peruacu_pm_enc3.pdf . Acesso em: 17 de jun. de 2019.
SANCHES, Fabio de Oliveira. O Trabalho de Campo e Análise da Paisagem: proposta metodológica no Parque Nacional de Itatiaia. In: Revista Brasileira de Geografia, Recife, v. 4, nº 4, p. 857-871, 2011.
TRICART, Jean. Principes te méthodes de la Géomorphologie. Paris: Masson, 1965.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.