John Dewey e o child-study (1895-1903)

Autores

  • Ieda Abbud Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Há um consenso na literatura brasileira sobre a história da educação infantil. de que os Estados Unidos teriam sido o principal centro irradiador do kindergarten para o mundo. Essa propagação não ocorreu pela adoção de um modelo único, porque no interior do próprio foco de irradiação o seu processo de implantação foi lento. diversificado e conflituoso. envolvendo lutas políticas e debates teóricos. As ideias de Dewey sobre educação tomaram-se hegemônicas nos Estados Unidos, vencendo o debate entre os participantes dos movimentos kindergarten e child-study, os defensores da nova psicologia, filósofos e cientistas. Neste artigo são apresentadas as posições que Dewey assumiu e as estratégias discursivas que utilizou no debate com um dos dois principais movimentos implicados na discussão sobre a criança pequena, seu estudo e as instituições para a sua educação: o movimento Child-study.

Palavras-chave: John Dewey. Educação infantil. Psicologia. Jardins da Infância.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Como Citar

ABBUD, I. John Dewey e o child-study (1895-1903). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 2, n. 2, p. 31–50, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/506. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos