História da Educação em Montes Claros: civilização como processo de disciplinamento dos indivíduos — 1918-1938
Resumo
Situando-se no contexto da História Cultural, o artigo pretende discutir o processo de inculcação de valores e de disciplinamento dos indivíduos, como elemento integrante do empreendimento educativo desenvolvido pelo jornal Gazeta do Norte e da Escola Normal de Montes Claros, instancias que assumem a missão de civilizar os cidadãos como condição para modernizar a cidade. Inicialmente, Jornal e Escola pregam a disciplina fundada na autoridade dos pais e no valor dos bons exemplos dos pais. Contudo, ao ser atravessada pelo movimento da Escola Nova, a missão educativa desloca o foco para processos educativos menos opressivos e mais operativos, pregando o respeito à individualidade e à educação para a liberdade. A criança não deveria ser apenas alfabetizada e instruída, mas educada para exercer uma liberdade disciplinada e produtiva.
Palavras-chave: História da Educação. Processo educativo. Alfabetização.
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Referências
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