A escola como espaço privilegiado para a Educação em Saúde

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (ETS-CEPT/Unimontes)

Resumo

Os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes no cotidiano da escola podem contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e coletivos. Diante dessa afirmação, este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de educação para a saúde a ser desenvolvida na educação básica brasileira, no Ensino Fundamental, relacionando-a com a discussão teórica e metodológica sobre promoção e prevenção da saúde no Sistema Único de Saúde — SUS e afirmando a escola como um espaço privilegiado de educação em saúde. Para tanto, adotamos como metodologia a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental — Tema Transversal Saúde e do referencial teórico referente à temática na área da saúde. Concluímos que os PCN apresentam uma proposta de trabalho coerente com as propostas de educação em saúde do setor Saúde, entretanto, o caráter seletivo e disciplinar do currículo escolar pode prejudicar o desenvolvimento efetivo da educação para a saúde nas escolas.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Promoção da saúde. Parâmetros Curriculares Nacionais. Saúde na escola.

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Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Como Citar

COTRIM-GUIMARÃES, I. A escola como espaço privilegiado para a Educação em Saúde. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 2, n. 2, p. 149–165, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/514. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos