A atividade docente e o desenvolvimento de uma cultura do pensar: um projeto de leitura e produção de textos

Autores

  • Luiz Antônio Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)

Resumo

Este artigo pretende apresentar e discutir alguns pressupostos teóricos relacionados à Pedagogia da Compreensão. Primeiramente serão destacados alguns conceitos básicos relacionados à cultura e à linguagem do pensar. Tais conceitos são imprescindíveis quando se pretende buscar respostas para o que se entende como ensinar para a compreensão e sobre o que fazer para transformar a sala de aula em uma cultura do pensar. Para fundamentar esses pressupostos teóricos, será analisado um projeto de leitura e produção de textos, que, presume-se, foi desenvolvido em consonância com a teoria apresentada.

Palavras-chave: Pedagogia da Compreensão. Leitura. Produção de textos.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2009

Como Citar

RIBEIRO, L. A atividade docente e o desenvolvimento de uma cultura do pensar: um projeto de leitura e produção de textos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 2, n. 2, p. 187–205, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/516. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos