A aplicação do método qualitativo numa pesquisa realizada nos assentamentos e nos acampamentos da região de Cachoeirinha, município de Verdelândia, Norte de Minas Gerais

Autores

  • Katia Maria Gomes Monção Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) campus Montes Claros
  • Herbert Toledo Martins Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Alex Fabiani de Brito Torres Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) campus Montes Claros

Resumo

O artigo propõe uma análise dos aspectos relevantes do método qualitativo, a partir de uma pesquisa realizada nos assentamentos e nos acampamentos da regido de Cachoeirinha, município de Verdelândia, Norte de Minas Gerais. Esse método é percebido por diversos autores como o marco da institucionalização das Ciências Sociais. Na ciência pós-moderna, por meio do método qualitativo, é que as Ciências Sociais se consolidam como instrumento de conhecimento do homem/objeto, dentro de determinados espaços culturais, históricos e sociais, que devem ser respeitados e considerados. Embora a ciência pós-moderna provoque mudanças no paradigma dominante, os estudos sobre as ciências são realizados desde os filósofos clássicos. Com isso, as ciências vêm recebendo significativas contribuições em todas as suas fases.

Palavras-chave: Ciência pós-moderna. Paradigma. Método qualitativo. Assentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACON, F. Vida e obra. In: Os pensadores. 2.ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

BOURDIEU, P. Razões práticas — sobre a teoria da ação. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2005. 224p.

CHRISTIANS, C. G. A ética e a política na pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa — teorias e abordagens. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2006, p. 141-162.

COELHO, F. M. G. A arte das orientações técnicas no campo — concepções e métodos. Viçosa: UFV, 2005. 139p.

COMTE, A. Discurso sobre o espírito positivo. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. v. 6.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa — método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. São Paulo: Artmed, 2007, p. 184-210.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa — teorias e abordagens. 2.ed. São Paulo: Artmed, 2006, p. 15-41.

DESCARTES, R. Discurso do Método. In: Os pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultura, 1979. v. 8.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na Sociologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1992. 224p.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções cientificas. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.260p.

LACERDA, G. B. Elementos estáticos da teoria política de Augusto Comte: as práticas e o poder temporal. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 23, p. 63-78, 2004.

LADSON-BILLINGS, G. Discursos racializados e epistemologias étnicas. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa — teorias e abordagens. 2.ed. São Paulo: Artmed, 2006, p. 249-279.

MARTINS, G. A.; THEOPHILO, C. R. Metodologia da investigação cientifica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007. 225p.

PESSANHA, J. A. M. Platão e as idéias. In: REZENDE, A. (Org.). Curso de Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1992, p. 43-57.

PINTO, A. V. Ciência e existência — problemas filosóficos da pesquisa cientifica. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1985. 537p.

PLATAO. Vida e obra. In: Os pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. v. 3.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social — métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 334p.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. 92p.

SANTOS, S. N. A procura da terra perdida: para uma reconstituição do conflito de Cachoeirinha. 1985. 137f. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Arquivos adicionais

Publicado

20.09.2009

Como Citar

MONÇÃO, K.; MARTINS, H.; TORRES, A. A aplicação do método qualitativo numa pesquisa realizada nos assentamentos e nos acampamentos da região de Cachoeirinha, município de Verdelândia, Norte de Minas Gerais. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 2, n. 2, p. 241–264, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/519. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos