Educação? Educações... Por uma educação do campo no sertão de Minas

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Resumo

Este artigo visa analisar os desafios aos quais o norte de Minas está sujeito na luta por uma educação do campo para as suas populações tradicionais. Para tal, apresenta a região e o contexto étnico-cultural, sua diversidade ainda por ser descoberta e conhecida, e os impactos sócio-econômicos e ambientais aos quais ficou sujeita a partir das décadas de 1960 e 70. Contextualiza a trajetória da educação do campo no sertão norte-mineiro, tratando das articulações, projetos e conquistas deste tema. Por fim, a partir do relato da história do Assentamento Tapera e da experiência da Escola Rural Geraizeira, aponta fatos importantes para a problematização e consolidação da escola local, e enumera desafios para o desenvolvimento da educação do campo nesta região.

Palavras-chave: Educação do campo. Populações tradicionais. Escola Rural Geraizeira.

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Publicado

20.12.2008

Como Citar

MACÊDO, M. Educação? Educações... Por uma educação do campo no sertão de Minas. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 29–59, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/524. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos