Profissão professor: história e os desafios da formação

Autores

  • Maria Aparecida Colares Mendes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

As discussões referentes à formação de professores têm tido um alcance cada vez maior entre os pesquisadores, principalmente aqueles que atuam na educação básica, sabemos que ao longo do tempo o ofício da docência tem se redimensionado tanto no âmbito da ação em sala de aula, como nas políticas públicas voltadas para a formação. O presente texto tem como objetivo traçar um breve percurso histórico referente à formação do professor, localizando-a inicialmente no Ocidente nos séculos XVI ao XIX, no Brasil do século XIX, aportando-se em algumas pesquisas realizadas na última década do século XX.

Palavras-chave: Formação de professores. História da formação de professores. Desafios da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de Política. Volumes I e II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. (Org.). Petrópolis: Vozes. 1998.

ENGUITA, Mariano F. A ambiguidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Revista Teoria e Educação. n. 4, p. 41-61, 1991.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

NÓVOA, Antonio. O passado e o presente dos professores. In: N ÓVOA. Antonio et al. Profissão professor. Porto, Portugal: Porto editora ltda., 1995.

NÓVOA, Antonio. Para o estudo sócio histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Revista Teoria e Educação, n. 4, p. 109-139, 1991.

NÓVOA. Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA. Antonio et al. Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997.

PERRENOUD, Philippe. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, n.12, p. 5-21. set./out./nov./dez. 1999.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Trad. Helena Faria, Helena Tapada, Maria João Carvalho e Maria Nóvoa. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1993.

PETITAT. André. Produção da escola e produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ. A. L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SCHÓN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.

TARDIF. Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elemento para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqúências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n.13, p. 5 - 24. jan./fev./mar./abr. 2000.

TEIXEIRA, Inês Castro. Os professores como sujeitos sócio-culturais. DAYRELL, Juarez et al. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

TRIVINOS, Augusto Silva. A formação de professores no Cone Sul. Pátio — Revista Pedagógica, n. 4, p. 14-18, fev./abr., 1998.

VILLELA, Heloísa de O. S. O mestre e a professora. In: IDPES, Eliane Marta Teixeira et al. (Org.). 500 anos do Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

ZEICHNER, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador- acadêmico. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia et al. Cartografias do trabalho docente. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Como Citar

MENDES, M. Profissão professor: história e os desafios da formação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 61–90, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/525. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos