Profissão professor: história e os desafios da formação

Autores

  • Maria Aparecida Colares Mendes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

As discussões referentes à formação de professores têm tido um alcance cada vez maior entre os pesquisadores, principalmente aqueles que atuam na educação básica, sabemos que ao longo do tempo o ofício da docência tem se redimensionado tanto no âmbito da ação em sala de aula, como nas políticas públicas voltadas para a formação. O presente texto tem como objetivo traçar um breve percurso histórico referente à formação do professor, localizando-a inicialmente no Ocidente nos séculos XVI ao XIX, no Brasil do século XIX, aportando-se em algumas pesquisas realizadas na última década do século XX.

Palavras-chave: Formação de professores. História da formação de professores. Desafios da formação.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Como Citar

MENDES, M. Profissão professor: história e os desafios da formação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 61–90, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/525. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos