Ciências da Religião: história, reflexões e sua pertinência na formação do professor/educador de Religião
Resumo
Este artigo tem como proposta abordar a história da implantação do estudo científico das religiões no Brasil, as Ciências da Religião, e refletir sobre sua relevância no processo de formação dos professores/educadores de religião num país onde o relativismo e a diversidade religiosa são uma realidade evidente. Sem a pretensão de esgotar o assunto, teceremos algumas considerações no propósito de demonstrar que um estudo rigoroso e sistemático acerca da religião por parte daqueles que participam da educação das nossas crianças e jovens é imprescindível.
Palavras-chave: Religião. Diversidade. Ciências da Religião. Pluralismo religioso. Educação.
Downloads
Referências
BASSIN. Mark. Inventing Siberia: Visions of the Russian East in the Esrly Nineteenth Century. In: The American Hístoucal Review, 96 (3), jun. 1991, p. 763-794.
BHABHA. Homi. O local da Cultura Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989, p. 7-15.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EdUSP, 2006.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano — a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. São Paulo: Paulus, 1999.
MONTES, Maria Lúcia. As figuras do sagrado: entre o público e o privado. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras.
QUEIROZ, José J. As religiões e o sagrado nas encruzilhadas da pós-modernidade. In: QUEIROZ, José J. et al. Interfaces do sagrado, em véspera de milênio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
SANCHIS, Pierre. O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: ORO. A. P., STEIL, C. A. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 103-113.
SILAS, Guerrlero. (Org.). O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo, 2003.
USARSKI. Frank. Constituintes da Ciência da Religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006.
VALLE, Edênio. Psicologia e experiência religiosa. São Paulo: Loyola, 1997.