Ciências da Religião: história, reflexões e sua pertinência na formação do professor/educador de Religião

Autores

Resumo

Este artigo tem como proposta abordar a história da implantação do estudo científico das religiões no Brasil, as Ciências da Religião, e refletir sobre sua relevância no processo de formação dos professores/educadores de religião num país onde o relativismo e a diversidade religiosa são uma realidade evidente. Sem a pretensão de esgotar o assunto, teceremos algumas considerações no propósito de demonstrar que um estudo rigoroso e sistemático acerca da religião por parte daqueles que participam da educação das nossas crianças e jovens é imprescindível.

Palavras-chave: Religião. Diversidade. Ciências da Religião. Pluralismo religioso. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASSIN. Mark. Inventing Siberia: Visions of the Russian East in the Esrly Nineteenth Century. In: The American Hístoucal Review, 96 (3), jun. 1991, p. 763-794.

BHABHA. Homi. O local da Cultura Belo Horizonte: UFMG, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989, p. 7-15.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EdUSP, 2006.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano — a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

FILORAMO, Giovanni; PRANDI, Carlo. As ciências das religiões. São Paulo: Paulus, 1999.

MONTES, Maria Lúcia. As figuras do sagrado: entre o público e o privado. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras.

QUEIROZ, José J. As religiões e o sagrado nas encruzilhadas da pós-modernidade. In: QUEIROZ, José J. et al. Interfaces do sagrado, em véspera de milênio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

SANCHIS, Pierre. O campo religioso contemporâneo no Brasil. In: ORO. A. P., STEIL, C. A. Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 103-113.

SILAS, Guerrlero. (Org.). O estudo das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo, 2003.

USARSKI. Frank. Constituintes da Ciência da Religião: cinco ensaios em prol de uma disciplina autônoma. São Paulo: Paulinas, 2006.

VALLE, Edênio. Psicologia e experiência religiosa. São Paulo: Loyola, 1997.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Como Citar

MARQUES, Ângela. Ciências da Religião: história, reflexões e sua pertinência na formação do professor/educador de Religião. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 107–120, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/528. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos