As práticas docentes inovadoras como um impulso para aprendizagens significativas
Resumo
Este artigo foi elaborado através de pesquisa, observação e reflexão. associado a um trabalho de campo, sobre a inovação, por meio de que passamos a perceber a necessidade dessa prática para a aprendizagem, aumentando as possibilidades dos alunos e professores para dinamizarem o processo de desenvolvimento no qual estão inseridos. Para o alcance dos objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia com abordagens quantitativa e qualitativa, composta da aplicação de um questionário estruturado, contendo questões subjetivas e objetivas. O sujeito desta pesquisa foi uma professora da disciplina de História e, para o embasamento teórico, utilizamos as idéias dos autores Carbonell (2002), La Torre (2002) e Hernández (2000).
Palavras-chave: Inovação. Professor. Aluno. Integração e mudança.
Downloads
Referências
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Aprendendo com as inovações na escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 308p.
LA TORRE, Saturnino de; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.