As propostas inovadoras da prática pedagógica nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jussara Maria de Carvalho Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Lourdes Cléia Ribeiro Pacheco Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Mônica Silva Lopes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Solange Rodrigues Mendes Alves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Sônia Aparecida Silva Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar os resultados obtidos da pesquisa/observação acerca das propostas inovadoras nas séries iniciais do ensino fundamental. Num primeiro momento apresentaremos as caracterizações das escolas observadas. Em seguida, focalizaremos o que foi observado. sem interferência de nenhum membro da instituição. Por último, apresentaremos as opiniões e posições defendidas pelas professoras observadas, fruto de uma entrevista estruturada.

Palavras-chave: Educação. Inovação. Aprendizagem. Docência. Aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARBONEL, Jaume. A aventura de Inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

LA TORRE, Saturnino de; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

PILETTI, Claudino. Didática geral. São Paulo: Ática, 1986.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Como Citar

GUIMARÃES, J.; PACHECO, L.; LOPES, M.; ALVES, S.; GONÇALVES, S. As propostas inovadoras da prática pedagógica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 137–152, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/531. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)