Percepções dos professores em relação às inovações em sala de aula
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências obtidas durante observações sobre as propostas inovadoras da prática docente nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Montes Claros/MG. A partir de uma breve caracterização da escola, da investigação e da análise de questionários, fez-se necessário a discussão e reflexão desse tema atual, mas tão pouco utilizado nas escolas. A inovação é um aspecto importante na melhoria do ensino e na relação professor-aluno, porém distante da realidade da escola pública. Por último considerou-se que deve haver a interação entre universidade e a escola para promoverem projetos que amenizam as dificuldades enfrentadas na atual situação.
Palavras-chave: Inovação. Professor. Prática pedagógica. Escola pública.
Downloads
Referências
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
ENDERLE, Carmen. Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FRANCO, Monique. Os PCNs e as adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais: um debate. Teias, Rio de Janeiro, ano 1, n.2, p. 74-82, jul./dez. 2000.
HERNÁNDEZ, Fernando et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LA TORRE, Saturnino; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.
VASCONCELLOS. Celso dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.