Direitos, Regimes de Conhecimento e Artes Indígenas nas universidades e escolas: imprescindíveis entradas, alguns desafios e dificuldades
DOI:
10.46551/ees.v16n18a05Palavras-chave:
Indígenas, Regimes de Conhecimento e Arte, Universidade, EscolasResumo
Este artigo procura destacar a imprescindibilidade da entrada e permanência dos Povos Indígenas, dos seus Regimes de Conhecimento e Artes na Universidade e nas escolas brasileiras, inclusive para transformação dessa Universidade e das escolas. Este texto procura, também, evidenciar a importância da Universidade brasileira ser uma aliada na luta pelos Direitos dos Povos Indígenas, e as escolas serem espaço de combate dos estereótipos e discriminações contra os Povos Indígenas. Designadamente, este texto construiu um “diálogo” entre um mestre e artista indígena que é pós-graduando em uma universidade pública - o indígena Nei Leite Xakriabá - com a professora Joana Aparecida Fernandes Silva - que atua na área de Formação de Professores Indígenas, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás - trazendo uma importante fala de Nei Xakriabá articulada à entrevista realizada pela professora Joana Fernandes, bem como às considerações dos autores e da autora do texto.
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Referências
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