Direitos, Regimes de Conhecimento e Artes Indígenas nas universidades e escolas: imprescindíveis entradas, alguns desafios e dificuldades

Autores

DOI:

10.46551/ees.v16n18a05

Palavras-chave:

Indígenas, Regimes de Conhecimento e Arte, Universidade, Escolas

Resumo

Este artigo procura destacar a imprescindibilidade da entrada e permanência dos Povos Indígenas, dos seus Regimes de Conhecimento e Artes na Universidade e nas escolas brasileiras, inclusive para transformação dessa Universidade e das escolas. Este texto procura, também, evidenciar a importância da Universidade brasileira ser uma aliada na luta pelos Direitos dos Povos Indígenas, e as escolas serem espaço de combate dos estereótipos e discriminações contra os Povos Indígenas. Designadamente, este texto construiu um “diálogo” entre um mestre e artista indígena que é pós-graduando em uma universidade pública - o indígena Nei Leite Xakriabá - com a professora Joana Aparecida Fernandes Silva - que atua na área de Formação de Professores Indígenas, no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Goiás - trazendo uma importante fala de Nei Xakriabá articulada à entrevista realizada pela professora Joana Fernandes, bem como às considerações dos autores e da autora do texto.

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Biografia do Autor

Heiberle Hirsgberg Horacio, Universidade Estadual de Montes Claros

Pós-Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), campus Montes Claros. MG, Brasil. E-mail: heiberle@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4486-1764.

Maria das Dores Fernandes Vitor, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Graduada em Artes/Teatro e graduanda em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros. Bolsista de Iniciação Científica BIC/UNI- Unimontes. MG, Brasil. E-mail: mariavitor.mv.mv@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2654-1791.

Vanginei Leite Silva Xakriabá, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Escola Indígena Xukurank. MG, Brasil. E-mail: vangineisilva@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3199-0647.

Referências

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XAKRIABÁ, Nei Leite. Manual de cerâmica Xakriabá. Belo Horizonte: Fino Traço, 2017.

Arquivos adicionais

Publicado

14.11.2022

Como Citar

HORACIO, H. H.; DAS DORES FERNANDES VITOR, M.; LEITE SILVA XAKRIABÁ, V. Direitos, Regimes de Conhecimento e Artes Indígenas nas universidades e escolas: imprescindíveis entradas, alguns desafios e dificuldades . Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 16, n. 18, p. 1–13, 2022. DOI: 10.46551/ees.v16n18a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/5928. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê — O Centenário do montes-clarense Darcy Ribeiro