Formando leitores críticos:
uma proposta de aproximação com a leitura literária na escola
DOI:
10.46551/ees.v17n19a08Palavras-chave:
Leitura, Letramento literário, Formação LeitoraResumo
Partindo da premissa de que a leitura é um instrumento capaz de mudar um indivíduo em sociedade, e de que a escola é o espaço ideal para aquisição e o aprimoramento do hábito leitor, este trabalho visa analisar a importância da leitura para formação de leitores críticos e realizar uma intervenção metodológica para desenvolver as competências leitoras através do letramento literário. O suporte referencial teórico pauta-se nas concepções de autores como Zilberman (2003), Cosson (2014), Soares (1998), Freire (1994; 1998), Kleiman (1989; 2002), entre outros, por abordarem eixos que permeiam a prática docente e por oferecerem princípios norteadores para a produção do estudo e análise do tema. Para concretização deste estudo, realizou-se uma pesquisa-ação durante as aulas de Língua Portuguesa de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, na cidade de Lajedo-PE.
Downloads
Referências
BARTHES, Compagnon, A. Leitura. In: ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Lisboa: Imprensa Nacional, 1987. v.11, p.184-206.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 6ª ed. São Paulo: Ática, 1995.
BELLENGER, Lionel. Os métodos de leitura. Ano: 1979 / Páginas: 106. Idioma: português. Editora: Zahar Editores.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf. Acesso em: 04 de janeiro de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. PCNS - Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. (Ensino de 5ª a 8ª séries), Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDIDO, Antônio. “O direito à literatura”. In: Vários Escritos. São Paulo: Ouro sobre Azul, 2011.
CHARTIER, Roger (2000). Cultura escrita, literatura e história. 2. ed. México.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
DURAN, Guilherme Rocha. As concepções de leitura e a produção do sentido no texto. Revista Prolíngua – ISSN 1983-9979. Volume 2, número 2 – jul./dez. 2009.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se complementam. 22. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. 80 p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 29. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GRABE, W.; STOLLER, F. L. Teaching and Researching reading. Harlow: Pearson Education; Longman, 2002.
KATO, Mary. Estratégias cognitivas e metacognitivas na aquisição de leitura. O aprendizado de leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 2002.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. São Paulo: Pontes, 1989.
KOCH, Ingedore G. Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 5. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2001.
RIOLFI Claudia...[et. al.] Ensino de língua portuguesa. São Paulo: Cengage Laerning, 2014. – Coleção ideias em ação.
SOARES, Magda. Letramento: como definir, como avaliar, como medir. In:
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998a, p. 61-125.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998b.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª edição. Porto Alegre: ArtMe,1998.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.