Recursos tecnológicos nas aulas de produção textual

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20a01

Palavras-chave:

Ensino, Produção textual, Tecnologias Digitais da Informação e comunicação

Resumo

Resumo: O trabalho busca refletir sobre os desafios para o ensino da produção textual
(COELHO; PALOMANES, 2019), as atribuições do professor de língua portuguesa e as
contribuições que as Tecnologias Digitais da informação e Comunicação (TDIC) podem
oferecer para a prática de escrita (COSCARELLI, 2016). Para tanto, o artigo apresenta
algumas considerações sobre a importância e funcionalidades da escrita (ANTUNES,
2003; CABRAL, 2018, 2019); aponta ferramentas digitais que podem auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem da produção textual e sistematiza atividades que
podem ser desenvolvidas com o uso das ferramentas digitais apontadas. A pesquisa se
divide em duas partes: uma consiste em leitura bibliográfica e a segunda apresenta uma
proposta de ensino da escrita, em que são utilizadas Tecnologias Digitais de Informação
e Comunicação. As proposições de atividades apresentadas neste material objetivam dar
suporte aos professores que atuam no ensino da produção textual.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação / Irandé Antunes, – São

Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BETTEGA, Maria Helena Silva. A educação continuada na era digital / Maria Helena

Silva Bettega. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Ensino de língua portuguesa e produção de textos

argumentativos: o SMS em foco. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 3, p. 30 -

, set./dez. 2018.

COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. Fábio André

Coelho e Roza Palomanes (orgs.). – 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019.

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender / organização Carla Viana

Coscarelli. - 1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem / João Wanderley Geraldi. 5ª ed. – São

Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. – (Coleção linguagem).

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização / Luiz

Antônio Marcuschi – 10. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.

ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos

/Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos / Leonor Werneck Santos, Rosa

Cuba Riche, Claudia Souza Teixeira. – 1. ed.; 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto,

– (coleção linguagem & ensino / coordenação de Vanda Maria Elias).

Arquivos adicionais

Publicado

24.08.2023

Como Citar

FABIANO CAMPOS, S.; ARAÚJO CASSIANO, I. Recursos tecnológicos nas aulas de produção textual. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–15, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6300. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar