Recursos tecnológicos nas aulas de produção textual
DOI:
10.46551/ees.v18n20a01Palavras-chave:
Ensino, Produção textual, Tecnologias Digitais da Informação e comunicaçãoResumo
Resumo: O trabalho busca refletir sobre os desafios para o ensino da produção textual
(COELHO; PALOMANES, 2019), as atribuições do professor de língua portuguesa e as
contribuições que as Tecnologias Digitais da informação e Comunicação (TDIC) podem
oferecer para a prática de escrita (COSCARELLI, 2016). Para tanto, o artigo apresenta
algumas considerações sobre a importância e funcionalidades da escrita (ANTUNES,
2003; CABRAL, 2018, 2019); aponta ferramentas digitais que podem auxiliar no
processo de ensino e aprendizagem da produção textual e sistematiza atividades que
podem ser desenvolvidas com o uso das ferramentas digitais apontadas. A pesquisa se
divide em duas partes: uma consiste em leitura bibliográfica e a segunda apresenta uma
proposta de ensino da escrita, em que são utilizadas Tecnologias Digitais de Informação
e Comunicação. As proposições de atividades apresentadas neste material objetivam dar
suporte aos professores que atuam no ensino da produção textual.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação / Irandé Antunes, – São
Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BETTEGA, Maria Helena Silva. A educação continuada na era digital / Maria Helena
Silva Bettega. – 2. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Ensino de língua portuguesa e produção de textos
argumentativos: o SMS em foco. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 3, p. 30 -
, set./dez. 2018.
COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza. Ensino de produção textual. Fábio André
Coelho e Roza Palomanes (orgs.). – 1. ed., 2ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender / organização Carla Viana
Coscarelli. - 1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem / João Wanderley Geraldi. 5ª ed. – São
Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. – (Coleção linguagem).
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização / Luiz
Antônio Marcuschi – 10. ed. – São Paulo: Cortez, 2010.
ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos
/Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTOS, Leonor Werneck. Análise e produção de textos / Leonor Werneck Santos, Rosa
Cuba Riche, Claudia Souza Teixeira. – 1. ed.; 4ª reimpressão. – São Paulo: Contexto,
– (coleção linguagem & ensino / coordenação de Vanda Maria Elias).
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Escola & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.