Estágio Curricular Supervisionado e a utilização de jogos no ensino da geografia

Autores

DOI:

10.46551/ees.v20n22art03

Palavras-chave:

Estágio, Ensino, Pesquisa, Jogos, Professor

Resumo

O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da prática do uso de jogos didáticos como recursos para o processo de ensino e aprendizagem no campo da Geografia. Essa experiência se processou a partir da disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia (ofertada pelo curso de Geografia licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES), desenvolvido em uma escola estadual localizada na cidade de Montes Claros (Minas Gerais), numa turma do 6° ano do Ensino Fundamental II. Para a realização deste trabalho utilizou-se como metodologia: i) revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas ao Estágio Curricular Supervisionado e a aplicação de jogos didáticos e ii) apresentação do relato de experiência sobre o uso dos jogos didáticos aplicados no decorrer do exercício docente proporcionado pela disciplina supracitada.

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Biografia do Autor

Sr. Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, Minas Gerais,

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - Minas Gerais). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia pela Faculdade Promove (SOEBRAS). Mestre e Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - com Estágio Docente na instituição). Têm experiências, especialmente, nas áreas: (i) Geografia Escolar - Ensino, Aprendizagem e metodologias socializadoras (com foco para as ativas), com discussões sobre prática de formação; docência; relação professor-aluno; ensino-pesquisa e a importância do Estágio Curricular Supervisionado na contemporaneidade; e (ii) Geografia Cultural - com discussões atreladas a Cidade, Imagem e Patrimônio e as categorias paisagem e lugar, através do exercício da etnogeografia e iconografia, sobre a perspectiva da Percepção Ambiental e da Fenomenologia. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor-chefe da Revista Científica (ISSN: 2236-9465) das Faculdades Prisma. Foi Coordenador-Geral da pasta de Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. Atualmente é Professor-pesquisador na UNIMONTES, com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface teórico-prático, campo escola-comunidade, com experiência em atividades de estágio e programas institucionais para formação de professores. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionais na UFMG (Grupo de Pesquisa TERRA & SOCIEDADE) e na UNIMONTES (Subcoordenador do projeto de pesquisa Biotemas) envolvendo trabalhos nos sub-ramos da geografia anteriormente mencionados, com apoio da CAPES e FAPEMIG. Editor-Chefe da Revista Cientifica Ciranda do Departamento de Estágios e Práticas Escolares (Unimontes - ISSN: 1982-0097). Participante de atividades do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em parceria com os Programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, UFS e UFG. Coordenador do projeto de Extensão, na subárea de Geografia, do Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania da Unimontes, onde promove o planejamento, orientação e coordenação da articulação dos acadêmicos de Geografia frente a docência em atividade de ensino para alunos da rede pública atendidos pela Universidade. Professor da educação básica de ensino no Colégio Imaculada Conceição (experiência em atividade docente desde 2010 no ensino Fundamental II, Ensino Médio, Pré-vestibular, Pré-concursos e Cursos Técnicos). Pareceristas das Revistas Científicas: Inter-espaço (UFMA - ISSN: 2446-6549); Cerrados (Unimontes - ISSN: 2448-2692); Panorâmica (UFMT - ISSN: 2238-9210), Mais Dados (UFU - ISSN: 23581301) e membro do corpo editorial da Editora Unimontes. Professor-pesquisador com vários artigos publicados em periódicos e anais de eventos; organizador e autor de livros; organizador de eventos acadêmicos de âmbito regional, nacional e internacional, participando de bancas e exercendo orientações de trabalho de conclusão de curso.

Sra. Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Foi bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Foi bolsista voluntária de Iniciação Científica no laboratório de Geografia Econômica (2021-2022).

Sra. Dulce Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Geografia na linha de pesquisa Ensino, Métodos e Técnicas em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia(2012), graduada em Geografia (1992), Especialização em Geografia Regional do Brasil e de Minas Gerais (1997) e Mestrado em Desenvolvimento Social (2007), pela Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Ensino da Geografia, Geografia Urbana, Educação. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Espaço Urbano e Educação, Educação Superior e Desenvolvimento. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia na Perspectiva do Ser Humano Integral-GPEGPSHI, e Grupo de Pesquisa Espaços de Educação e Espiritualidade - GPEEE, com base no Laboratório de Geografia e Educação Popular - LAGEPOP.

Luana Barbosa Durães, Universidade Estadual de Montes Claros

Pedagoga. Especialista em educação. Servidora da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Arquivos adicionais

Publicado

18.10.2024

Como Citar

DE CARVALHO ALVES, R.; TAMIRIS RODRIGUES ROCHA, V.; PEREIRA DOS SANTOS, D.; BARBOSA DURÃES, L. Estágio Curricular Supervisionado e a utilização de jogos no ensino da geografia. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–12, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6314. Acesso em: 21 dez. 2024.