A hora e a vez do clássico:

leitura literária na EJA com o conto “Verde lagarto amarelo”, de Lygia Fagundes Telles

Autores

  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone UENP
  • Simone de Almeida Fernandes

DOI:

10.46551/ees.v17n19a05

Palavras-chave:

Letramento literário, Cânone , Lygia Fagundes Telles , Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Resumo

Recorte de dissertação desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UENP, intitulada O clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles (FERNANDES, 2021), este artigo apresenta uma proposta didático-metodológica para alunos potenciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo que norteou a pesquisa foi o enfrentamento da dificuldade de levar os clássicos da literatura para sala de aula, sobretudo em um contexto de questionamento do cânone consagrado. Como processo para a educação literária via leitura na escola, elaborou-se uma proposta de intervenção didática, que teve como objeto de estudo e análise três contos de Lygia Fagundes Telles, tendo o círculo de leitura como pressuposto metodológico de ensino (COSSON, 2014). Aqui, apresenta-se produto didático desenvolvido com o conto “Verde lagarto amarelo”, a fim de contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, tendo como base teórica e crítica pressupostos ligados à educação e ao letramento literários (AZEVEDO; BALÇA, 2016; COSSON, 2018).

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Arquivos adicionais

Publicado

06.06.2023

Como Citar

FRANCO NOBILE BRANDILEONE, A. P.; ALMEIDA FERNANDES, S. de. A hora e a vez do clássico:: leitura literária na EJA com o conto “Verde lagarto amarelo”, de Lygia Fagundes Telles. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–25, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6385. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar