Ao paladar do leitor em formação:

uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20a02

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Letramento Literário , Sequência Básica, Lygia Bojunga , Conto

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica no Ensino Fundamental II a partir da “sequência básica” proposta por Rildo Cosson (2018), que contempla quatro passos: motivação, introdução, leitura e interpretação. Esta proposta está ancorada no entendimento de que a leitura constitui uma etapa fundamental na vida individual, social e cultural de todo o ser humano e visa contribuir com o desenvolvimento das competências leitoras e do senso crítico de alunos do oitavo ano. O corpus principal é o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. No percurso por nós trilhado, para refletirmos acerca da leitura literária, seu poder de humanização e do processo de escolarização da literatura, recorremos aos estudos de Bamberger (2005), Candido (1995, 2002), Paulino (2014) e Soares (2011). Objetivando situar Lygia Bojunga na literatura infantil e juvenil, pautamo-nos em Souza (2006), Perrotti (1986), Bordini (1998) e Lajolo e Zilberman (2006).

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Biografia do Autor

Adilson dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

Adilson dos Santos. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Paraná, Brasil. Contato: adilson.letras@yahoo.com.br. Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-9322-0226.

Andreia Jaqueline Bach, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Andreia Jaqueline Bach. Mestranda do PROFELETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora do Colégio Estadual Cívico-Militar Frentino Sackser. Paraná, Brasil. Contato: andreia.bach@escola.pr.gov.br. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0002-2948-5852.

Fernanda Gregol Veronez , Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Fernanda Gregol Veronez. Mestranda do PROFLETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Paraná, Brasil. Contato: hableconlafer@gmail.com.br. Orcid ID: 0000-0002-1587-2966.

Robson Rosa Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Robson Rosa Schmidt. Mestrando do PROFLETRAS da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor da Escola Estadual Ary Borba Carneiro. Paraná, Brasil. Contato: robson.schmidt@escola.pr.gov.br. Orcid ID: https://orcid.org/0009-0007-9508-2684.

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Arquivos adicionais

Publicado

25.08.2023

Como Citar

DOS SANTOS, A.; JAQUELINE BACH, A.; GREGOL VERONEZ , F.; ROSA SCHMIDT, R. Ao paladar do leitor em formação:: uma proposta de trabalho com o conto “O bife e a pipoca”, de Lygia Bojunga. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–25, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6398. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar