Letramento literário no Ensino Fundamental:

uma sequência básica com a obra A face oculta

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a04

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura juvenil, Competência leitora, Ensino Fundamental, Bullying

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), finalizada em março de 2023. A partir da constatação de que grande parte dos estudantes matriculados nos oitavos anos, embora decodificasse a escrita, demonstrava considerável falta de compreensão dos textos lidos, conforme dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)-2018 e da Prova Brasil-2019, elaboramos um material pedagógico a partir da obra A face oculta: uma história de bullying e cyberbullying, de Maria Tereza Maldonado, apoiado nas etapas sugeridas pela “sequência básica” desenvolvida por Cosson (2009): motivação, introdução, leitura e interpretação. A proposta didática objetiva tanto desenvolver o letramento literário quanto discutir um tema pertinente ao universo adolescente e escolar, o bullying.

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Biografia do Autor

Sonia Pascolati, Universidade Estadual de Londrina

Doutora Sonia Pascolati, professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Paraná, Brasil. E-mail: sopasco@hotmail.com. Orcid: 0000-0003-1684-346X.

Ronnie Roberto Campos, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, Brasil. E-mail: ronrocam@gmail.com. Orcid: 0009-0009-8743-7689

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

06.06.2023

Como Citar

PASCOLATI, S.; CAMPOS, R. R. Letramento literário no Ensino Fundamental: : uma sequência básica com a obra A face oculta. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–23, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6399. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar