Dialética ação-reflexão no processo educativo:

ideologia e poder na Pedagogia dos Multiletramentos

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a01

Palavras-chave:

Ideologia, Poder , Pedagogia dos multiletramentos , Práxis social crítica

Resumo

Neste trabalho, objetivamos relacionar os conceitos de ideologia e poder, conforme a Análise do Discurso Crítica, esta enfocando a linguagem como práxis social e da Pedagogia dos Multiletramentos, esta, no que diz respeito aos seus elementos processuais: prática situada, instrução explícita, enquadramento crítico e prática transformada. Propomos que a dialética reflexão-ação presida tal relação entre a Linguística e a Educação, em que se reconhece a realidade na qual os atores educacionais estão inseridos, mas também as possibilidades de transformação de um cenário social desigual, o que envolve multiletramentos. Este encontro teórico-metodológico passa necessariamente pelo sentido de ideologias como responsáveis pela manutenção de poder e consequente exclusão de sujeitos. Para operacionalizar as etapas da Pedagogia dos Multiletramos, ainda sugerimos perguntas norteadoras e procedimentos para se reconhecer a situação concreta inicial a partir de um problema, os possíveis caminhos para tentar resolvê-lo e a aplicação dos conhecimentos produzidos em outros contextos.

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Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2023

Como Citar

MACHADO ANDREA MARTINS FERREIRA, D. M.; DA SILVA REIS, I. Dialética ação-reflexão no processo educativo: : ideologia e poder na Pedagogia dos Multiletramentos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6432. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar