Dialética ação-reflexão no processo educativo:

ideologia e poder na Pedagogia dos Multiletramentos

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a01

Palavras-chave:

Ideologia, Poder , Pedagogia dos multiletramentos , Práxis social crítica

Resumo

Neste trabalho, objetivamos relacionar os conceitos de ideologia e poder, conforme a Análise do Discurso Crítica, esta enfocando a linguagem como práxis social e da Pedagogia dos Multiletramentos, esta, no que diz respeito aos seus elementos processuais: prática situada, instrução explícita, enquadramento crítico e prática transformada. Propomos que a dialética reflexão-ação presida tal relação entre a Linguística e a Educação, em que se reconhece a realidade na qual os atores educacionais estão inseridos, mas também as possibilidades de transformação de um cenário social desigual, o que envolve multiletramentos. Este encontro teórico-metodológico passa necessariamente pelo sentido de ideologias como responsáveis pela manutenção de poder e consequente exclusão de sujeitos. Para operacionalizar as etapas da Pedagogia dos Multiletramos, ainda sugerimos perguntas norteadoras e procedimentos para se reconhecer a situação concreta inicial a partir de um problema, os possíveis caminhos para tentar resolvê-lo e a aplicação dos conhecimentos produzidos em outros contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARROYO, M. Currículo, território em disputa. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

AZEVEDO, I. Articulação entre linguagem, discurso e cultura na Pedagogia dos Multiletramentos: como os diferentes mundos da vida se fazem presentes em práticas escolares situadas ao sul do equador. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 75-85, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5565. Acesso em: 13 out. 2021.

BEZERRA, F. A análise crítica do discurso e os multiletramentos: o papel da linguagem no fazer docente contemporâneo. In: NÓBREGA, Carmen et al. (Orgs.). Educação linguística e literária: discursos, políticas e práticas. Campina Grande: EDUFCG, p. 189-204, 2016.

CALLOW, J. The shape of text to come. St. Laura, Australia: Primary English Teaching Association, 2013.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UNB, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.

MOITA LOPES, L. P. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo (org.) Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 13-44.

MUSSALIM, F.. Análise do discurso. In: Fernanda Mussalim; Anna Christina Bentes. (Orgas.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez editora, v. 2, 2012, p. 112-161.

PINHEIRO, P. Sobre o Manifesto “a Pedagogy of multiliteracies: designing social futures” – 20 anos depois. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 525-530, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8647409. Acesso em: 7 fev. 2022.

REIS, I. Multimodalidade. In: IRINEU, Lucineudo; MENDES, Maria das Dores (Orgs.). Análise do discurso e ensino de língua portuguesa: propostas didáticas para os ensino fundamental e médio. Campinas: Pontes Editores, 2019, p. 149-166.

RAJAGOPALAN, K. Postura crítica: um olhar para o mundo. In: MARTINS FERREIRA, Dina (Org.). Estudos Críticos da Linguagem. Curitiba: Appris, 2017, p. 13- 14.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVA, D. A propósito da linguística aplicada 30 anos depois: quatro truísmos correntes e quatro desafios. D.E.L.T.A, v. 31, p. 349-376, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v31nspe/1678-460X-delta-31-spe-00349.pdf. Acesso em: 28 mai 2021.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social e crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

TILIO, R. (Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 33-42, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5569. Acesso em: 14 out. 2021.

ZAIDAN, J. Um letramento (no) singular: a retomada da agenda revolucionária em tempos de educação ultraliberal. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 3, p. 1310–1330, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8658101. Acesso em: 4 abr. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2023

Como Citar

MACHADO ANDREA MARTINS FERREIRA, D. M.; DA SILVA REIS, I. Dialética ação-reflexão no processo educativo: : ideologia e poder na Pedagogia dos Multiletramentos. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a01. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6432. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar