Um olhar sociolinguístico para a influência da oralidade em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/ees.v20n22art04

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Língua oral, Língua escrita, Erro

Resumo

Esta pesquisa analisou os pressupostos da sociolinguística no que concerne à existência ou não de fenômenos da oralidade em produções escritas de alunos do ensino fundamental em escola pública estadual de Maceió. O aporte teórico centrou-se nos estudos da linguagem oral e linguagem escrita de Marcuschi (2010) e das concepções de erros apontadas por Bortoni-Ricardo (2005). A metodologia partiu da investigação de produções escritas do gênero textual carta de solicitação, tendo como colaboradores alunos do 6º e 9º ano, dos sexos/gêneros feminino e masculino, de uma mesma escola do município maceioense. O resultado indicou que os alunos do 9º ano apresentam menos registros da oralidade em seus textos escritos em comparação aos alunos do 6º ano. Existe, portanto, a confirmação de que as práticas vivenciadas na escola campo têm contribuído para uma reflexão sobre o uso da língua por parte dos estudantes.

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Biografia do Autor

Aldir, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Letras pela UNICAP e doutor  em Linguística pela UNICAMP. Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas. Líder, juntamente com professora Núbia Rabelo Baker Faria, do Grupo de pesquisa ‘Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino’ e coordenador do Núcleo de Estudos Indigenistas da Universidade Federal de Alagoas.  Atua como professor da Graduação em Letras-Português,  na Pós-Graduação Acadêmica (PPGLL)  e Profissional (ProfLetras) da Faculdade de Letras – UFAL e em  vários programas de formação de professores indígenas. Na graduação, desenvolve atividades de pesquisa e ensino e atua como professor nas disciplinas de Fonologia do Português, Morfologia do Português e Sociolinguística. Na Pós-Graduação,  atua como professor nas disciplinas Estudos Fonológicos e Estudos Morfológicos e Tópicos em Teoria e Análise Linguística. Atualmente, é coordenador do ProfLetras – Ufal, um programa em rede voltado para a formação de professores de Língua Portuguesa.

Melbiany, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas em 2006, momento em que iniciou de forma elementar os seus estudos sociolinguísticos, resultando no seu Trabalho de Conclusão de Curso com o título ‘A redução das proparoxítonas na fala da comunidade maceioense’; concluiu o Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas em 2019, período em que se dedicou ao estudo da realidade sociolinguística em escola pública de Maceió, considerando particularmente a abordagem sobre a influência da modalidade oral nas produções escritas de alunos do Ensino Fundamental. Atualmente, cursa doutorado em Linguística e Literatura pela Universidade Federal de Alagoas e é professora do Ensino Regular pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Estuda a área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando especialmente em pesquisa sociolinguística, que aborda as construções de tópico, observando a ordem dos constituintes em relatos de alunos da Educação Básica na busca de compreender fenômenos orais e escritos da língua portuguesa no ambiente escolar.

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Arquivos adicionais

Publicado

18.10.2024

Como Citar

SANTOS DE PAULA, Aldir; BARROS SARAIVA, Melbiany. Um olhar sociolinguístico para a influência da oralidade em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–23, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6452. Acesso em: 28 out. 2024.