Um olhar sociolinguístico para a influência da oralidade em textos escritos de alunos do Ensino Fundamental
DOI:
10.46551/ees.v20n22art04Palavras-chave:
Língua portuguesa, Língua oral, Língua escrita, ErroResumo
Esta pesquisa analisou os pressupostos da sociolinguística no que concerne à existência ou não de fenômenos da oralidade em produções escritas de alunos do ensino fundamental em escola pública estadual de Maceió. O aporte teórico centrou-se nos estudos da linguagem oral e linguagem escrita de Marcuschi (2010) e das concepções de erros apontadas por Bortoni-Ricardo (2005). A metodologia partiu da investigação de produções escritas do gênero textual carta de solicitação, tendo como colaboradores alunos do 6º e 9º ano, dos sexos/gêneros feminino e masculino, de uma mesma escola do município maceioense. O resultado indicou que os alunos do 9º ano apresentam menos registros da oralidade em seus textos escritos em comparação aos alunos do 6º ano. Existe, portanto, a confirmação de que as práticas vivenciadas na escola campo têm contribuído para uma reflexão sobre o uso da língua por parte dos estudantes.
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