Metacognição e letramento digital:

proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a02

Palavras-chave:

Estratégias metacognitivas de leitura, Letramento digital , Fake New , Proposta pedagógica de intervenção

Resumo

O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, objetiva relatar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica com foco em estratégias de leitura e de letramento digital acionadas por alunos do 9º ano na identificação de notícias falsas em aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora foi que, por meio de uma intervenção pedagógica, os discentes são capazes de compreender fatos noticiosos e posicionar-se diante de sua natureza. Para fundamentar a discussão, o referencial teórico embasou-se em Alves Filho (2011), Dell’Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Solé (1998), Van Dijk (1988), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, uma vez que a proposta é fruto de atividades realizadas com a mencionada turma. Constatou-se, pois, que os alunos tiveram êxito na identificação de notícias falsas, quando aliaram estratégias de leitura às atividades práticas com foco no letramento digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Olímpia Ramos de Melo, UNIVERSIDADES ESTADUAL DO PIAUÍ

Bárbara Olímpia Ramos de Melo é Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É docente da graduação e do Programa da Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí.

Gerson Sousa Félix Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); em Linguística Aplicada pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI) e em Literatura e Outras Linguagens pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Teresina (FACET). Graduado em Pedagogia e em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pedagogo efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Luís Correia (PI). 

Referências

ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.

A Comissão de Direitos Humanos da OAB pede afastamento do sniper que abateu sequestrador no RJ. Riachuelo em ação, 2019. Fonte: http://wwwriachueloemacao.blogspot.com/2019/08/a-comissao-de-direitos-humanos-da-oab.html?m=1Acesso em: 31 dez. 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 13 nov. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de EducaçãoFundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROWN, Ann Lesley. Metacognitivedevelopment and reading. Cambridge University Press, 1983.COSCARELLI, CarlaViana(Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura:inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.

FIGUEIRAS, Filipo Pires. (Des)Notícia: a (des)construção de um gênero discursivo.Letras em Revista, Teresina, v. 08, n. 01, jan./jun. 2017.FLAVELL, Jhon. Metacognitionand cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911, 1976.

FLAVELL, Jhon. Speculations about the Nature and Development of Metacognition. In: WEINERT, Franz.; KLUWE, Rainer. (Orgs.). Metacognition, motivation, and understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1, 1987. p. 21-29.

KLEIMAN, Angela. Texto e leitor:aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.

KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.

Mulher reza diariamente para boneco de 'Senhor dos Anéis' por engano. O Estado de São Paulo, 2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mulher-reza-diariamente-para-boneco-de-senhor-dos-aneis-por-engano,10000097903. Acesso em 09 de set. 2019.

NOVAIS, Ana Elisa; RIBEIRO, Ana Elisa; D’ANDRÉA, Carlos. Wiki: escrita colaborativa. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 101, p. 22-29, 2011.

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros.O Letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.

SIM-SIM. Inês.O Ensino de leitura: a compreensão de textos.Lisboa: Ministério da Educação, 2007.

SOLÉ,Isabel. Estratégias de leitura.Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Turistas franceses são presos na Itália por furto de 40 quilos de areia da praia. Portal G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/08/19/turistas-franceses-sao-presos-na-italia-por-furto-de-40-quilos-de-areia-da-praia.ghtml Acesso em: 31 dez. 2019.

Uma corrente de whatsapp pode atingir todos os brasileiros?Agência de Jornalismo Investigativo, 2017. Disponível em: http://apublica.org/2017/03/truco-uma-corrente-de-whatsapp-pode-atingir-todos-os-brasileiros/. Acesso em: 30 dez. 2019.

Urgente! Bactéria da Doença do beijo deve se alastrar no carnaval. Amazoniaqui, 2018. Fonte: https://amazoniaqui.com.br/urgente-bacteria-da-doenca-do-beijo-deve-se-alastrar-no-carnaval. Acesso em: 31 dez. 2019.

VAN DIJK, TeunAdrianus. News as discurse.New Jersey: Lawreence Erlbaum Associates, 1988.

Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2023

Como Citar

RAMOS DE MELO, B. O.; SOUSA FÉLIX TEIXEIRA, G. Metacognição e letramento digital: : proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a02. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6454. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar