Metacognição e letramento digital:
proposta de intervenção pedagógica com foco na identificação de notícias falsas em contextos escolares
DOI:
10.46551/ees.v17n19a02Palavras-chave:
Estratégias metacognitivas de leitura, Letramento digital , Fake New , Proposta pedagógica de intervençãoResumo
O presente estudo, realizado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, objetiva relatar e discutir uma proposta de intervenção pedagógica com foco em estratégias de leitura e de letramento digital acionadas por alunos do 9º ano na identificação de notícias falsas em aulas de Língua Portuguesa. A hipótese norteadora foi que, por meio de uma intervenção pedagógica, os discentes são capazes de compreender fatos noticiosos e posicionar-se diante de sua natureza. Para fundamentar a discussão, o referencial teórico embasou-se em Alves Filho (2011), Dell’Isola (2001), Flavell (1976), Kleiman (2000), Solé (1998), Van Dijk (1988), dentre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, uma vez que a proposta é fruto de atividades realizadas com a mencionada turma. Constatou-se, pois, que os alunos tiveram êxito na identificação de notícias falsas, quando aliaram estratégias de leitura às atividades práticas com foco no letramento digital.
Downloads
Referências
ALVES FILHO, Francisco. Gêneros jornalísticos: notícias e cartas do leitor no Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
A Comissão de Direitos Humanos da OAB pede afastamento do sniper que abateu sequestrador no RJ. Riachuelo em ação, 2019. Fonte: http://wwwriachueloemacao.blogspot.com/2019/08/a-comissao-de-direitos-humanos-da-oab.html?m=1Acesso em: 31 dez. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 7. ed. Brasília: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular.Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 13 nov. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13 set. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de EducaçãoFundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BROWN, Ann Lesley. Metacognitivedevelopment and reading. Cambridge University Press, 1983.COSCARELLI, CarlaViana(Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola, 2016.DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura:inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001.
FIGUEIRAS, Filipo Pires. (Des)Notícia: a (des)construção de um gênero discursivo.Letras em Revista, Teresina, v. 08, n. 01, jan./jun. 2017.FLAVELL, Jhon. Metacognitionand cognitive monitoring. American Psychologist, 34, 906-911, 1976.
FLAVELL, Jhon. Speculations about the Nature and Development of Metacognition. In: WEINERT, Franz.; KLUWE, Rainer. (Orgs.). Metacognition, motivation, and understanding. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1, 1987. p. 21-29.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor:aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes, 2000.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.
KLEIMAN, Angela. Leitura: ensino e pesquisa. 3. ed. Campinas: Pontes, 2008.
Mulher reza diariamente para boneco de 'Senhor dos Anéis' por engano. O Estado de São Paulo, 2017. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mulher-reza-diariamente-para-boneco-de-senhor-dos-aneis-por-engano,10000097903. Acesso em 09 de set. 2019.
NOVAIS, Ana Elisa; RIBEIRO, Ana Elisa; D’ANDRÉA, Carlos. Wiki: escrita colaborativa. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v. 17, n. 101, p. 22-29, 2011.
SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros.O Letramento crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.
SIM-SIM. Inês.O Ensino de leitura: a compreensão de textos.Lisboa: Ministério da Educação, 2007.
SOLÉ,Isabel. Estratégias de leitura.Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Turistas franceses são presos na Itália por furto de 40 quilos de areia da praia. Portal G1, 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/08/19/turistas-franceses-sao-presos-na-italia-por-furto-de-40-quilos-de-areia-da-praia.ghtml Acesso em: 31 dez. 2019.
Uma corrente de whatsapp pode atingir todos os brasileiros?Agência de Jornalismo Investigativo, 2017. Disponível em: http://apublica.org/2017/03/truco-uma-corrente-de-whatsapp-pode-atingir-todos-os-brasileiros/. Acesso em: 30 dez. 2019.
Urgente! Bactéria da Doença do beijo deve se alastrar no carnaval. Amazoniaqui, 2018. Fonte: https://amazoniaqui.com.br/urgente-bacteria-da-doenca-do-beijo-deve-se-alastrar-no-carnaval. Acesso em: 31 dez. 2019.
VAN DIJK, TeunAdrianus. News as discurse.New Jersey: Lawreence Erlbaum Associates, 1988.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação, Escola & Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.