Prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental: abordagem da storytelling como recurso

abordagem da storytelling como recurso

Autores

DOI:

10.46551/ees.v17n19a09

Palavras-chave:

Análise linguística, Semiótica , Multiletramentos, Storytelling, Ensino

Resumo

Com o intuito apresentar uma pesquisa-ação, realizada no âmbito do PROFLETRAS, e apontar para formas de integração entre a prática de análise linguística e semiótica em ações didáticas de produção de textos multimodais, esta pesquisa assumiu a hipótese de que a abordagem de elementos linguísticos e semióticos prototípicos de gênero textual e/ou de seus recursos pode auxiliar no aprendizado da língua (SOUZA, 2021). Sob a perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2012) e da análise linguística (MENDONÇA, 2006; 2007), foram realizadas ações que visavam formar usuários reflexivos e críticos quanto ao uso da língua e das linguagens. Pautada em princípios da sequência didática (COSTA-HUBES; SIMIONI, 2014), a exploração do recurso da storytelling em publicidades e propagandas, durante a ação didática, revelou progresso dos estudantes quanto ao reconhecimento e ao uso de mecanismos de produção de textos multimodais, apontando para o êxito da perspectiva e da metodologia empregadas.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Duarte Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Especialista no Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui graduação em Letras - Português (2012) e Inglês (2019) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente cursa Mestrado Profissional em Letras e Bacharelado em Tradução - Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora efetiva de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Ribeiro Junqueira localizada em Leopoldina - Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de educação e tecnologia com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, na produção e no compartilhamento de material didático digital através de sites, blogs e canais pessoais.

Natalia Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. É professora permanente e, atualmente, coordenadora o mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS/UFJF. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve o título de mestre em Letras (área de concentração em Linguística) ainda nesta universidade, sob orientação da Prof. Dra. Nilza Barrozo Dias. Doutorou-se em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Prof. Dra. Maria Luiza Braga. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É autora de coleções de livros didáticos de língua portuguesa destinadas ao Ensino Fundamental. Coordena grupo de pesquisa em Análise Linguística na Escola. Atua como pesquisadora no laboratório Framenet Brasil.

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Arquivos adicionais

Publicado

13.06.2023

Como Citar

DUARTE CORRÊA, A. C.; SATHLER SIGILIANO, N. Prática de análise linguística/semiótica no ensino fundamental: abordagem da storytelling como recurso: abordagem da storytelling como recurso. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 17, n. 19, 2023. DOI: 10.46551/ees.v17n19a09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/6482. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A pesquisa no PROFLETRAS: formações e ações no contexto escolar