Percorrendo trilhas, reescrevendo traçados: experiências de Pesquisa em Educação

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20art03

Palavras-chave:

Culturas, Multiculturalismo, Formação docente

Resumo

Resumo: O intuito desse artigo é corroborar com as discussões no campo da pesquisa em educação. Apresento alguns estudos sobre as culturas realizados por mim enquanto formadora de professores e pesquisadora. Focalizo três momentos: primeiramente apresento observações que advém do meu contexto familiar e minha vivência como professora da educação básica. Exponho como a temática das culturas passa a se constituir como campo de indagações. Em seguida, trago a pesquisa de Mestrado que priorizou compreender as relações entre cultura e multiculturalismo. No terceiro, compartilho minha experiência no doutorado focalizando as diferentes culturas na região de fronteira do Brasil com o Uruguai. Esses estudos representaram possibilidades e desafios para que se enfrente discursos hegemônicos e se reconstrua no contexto da formação docente, perspectivas mais democráticas e inclusivas.

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Referências

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Publicado

29.09.2023

Como Citar

DO COUTO, R. C. Percorrendo trilhas, reescrevendo traçados: experiências de Pesquisa em Educação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–9, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7042. Acesso em: 22 dez. 2024.