MST, Educação e Resistência
DOI:
10.46551/ees.v18n20art06Palavras-chave:
MST, Reforma Agrária, EducaçãoResumo
Resumo: Este trabalho é o resultado da transcrição de uma fala de uma liderança do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Norte de Minas Gerais, que é da Direção Estadual do MST. A fala foi realizada no XIV COPED, organizado pelo PPGE-Unimontes, na mesa-redonda intitulada Outras Pedagogias, Povos Tradicionais e Movimentos Sociais, idealizada pelo GDECO-ETNOPO. Neste trabalho há um “diálogo” sobre a Educação no MST, o MST como Educador e a relação do movimento social com a universidade, em que se destaca a imprescindibilidade da entrada de Povos, Comunidades Tradicionais, Movimentos Sociais na universidade, porque é direito desses povos e movimentos, e também porque é um dever da universidade. No “diálogo” são apontadas importantes considerações, sendo algumas delas: como a luta por Educação no MST surge com as primeiras ocupações; como o grande formador do MST é o processo coletivo da ocupação da terra - ou seja, organizar os trabalhadores e as trabalhadoras primeiro, para romper com a ideia da propriedade privada; como um acampamento organizado é uma grande escola; e sobre a necessidade da Reforma Agrária no Brasil.
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