Avaliação diagnóstica por rubrica: uma abordagem para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos

Os conceitos de uma avaliação educacional

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art05

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Avaliação Educacional, Rubrica, Instrumentos Avaliativos

Resumo

Resumo: O presente artigo, de forma sistemática, traz uma revisão bibliográfica sobre a avaliação educacional dentro da perspectiva da avaliação diagnóstica, apresentada por meio da descrição sobre o conceito de avaliação, a demonstração de um instrumento avaliativo da rubrica e exemplifica a importante contribuição de um instrumento fidedigno para a averiguação de aprendizagens consolidadas e deficitárias. O estudo mostra diferentes autores que contribuem teoricamente para a elucidação da temática e para uma reflexão equitativa sobre a avaliação educacional. É esperado que o instrumento avaliativo de rubrica seja um ganho de instrumentalização para o educador, versando sobre a verificação dos conteúdos trabalhados e sobre as análises acerca de como o estudante encontra-se em relação à sua proficiência e, com isso, possa auxiliar no feedback aos alunos, a fim de identificar e corrigir rotas para uma melhoria educacional.

Palavras-chave: Avaliação Diagnóstica. Avaliação Educacional. Rubrica. Instrumentos Avaliativos.

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Biografia do Autor

Ariana Barbosa Viana, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda no Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul, Especialização em Educação Inclusiva, Avaliação Educacional, Psicopedagogia, Pós-graduanda em Gestão Pública e Projetos, graduada em Pedagogia.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Matemática (PUC), Mestre em Educação Matemática (PUC), Pesquisadora, Membro da Diretoria Nacional Executiva - DNE da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Assessora da equipe de Matemática do INEP/MEC, líder do Grupo de Pesquisa CCPPM. Coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu e Professora Titular- Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do rículo de Matemática da EJA na SME.

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Arquivos adicionais

Publicado

21.06.2024

Como Citar

BARBOSA VIANA, A.; CURI, E. Avaliação diagnóstica por rubrica: uma abordagem para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos: Os conceitos de uma avaliação educacional. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–12, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7233. Acesso em: 26 dez. 2024.