Avaliação diagnóstica por rubrica: uma abordagem para identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos

Os conceitos de uma avaliação educacional

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art05

Palavras-chave:

Avaliação Diagnóstica, Avaliação Educacional, Rubrica, Instrumentos Avaliativos

Resumo

Resumo: O presente artigo, de forma sistemática, traz uma revisão bibliográfica sobre a avaliação educacional dentro da perspectiva da avaliação diagnóstica, apresentada por meio da descrição sobre o conceito de avaliação, a demonstração de um instrumento avaliativo da rubrica e exemplifica a importante contribuição de um instrumento fidedigno para a averiguação de aprendizagens consolidadas e deficitárias. O estudo mostra diferentes autores que contribuem teoricamente para a elucidação da temática e para uma reflexão equitativa sobre a avaliação educacional. É esperado que o instrumento avaliativo de rubrica seja um ganho de instrumentalização para o educador, versando sobre a verificação dos conteúdos trabalhados e sobre as análises acerca de como o estudante encontra-se em relação à sua proficiência e, com isso, possa auxiliar no feedback aos alunos, a fim de identificar e corrigir rotas para uma melhoria educacional.

Palavras-chave: Avaliação Diagnóstica. Avaliação Educacional. Rubrica. Instrumentos Avaliativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariana Barbosa Viana, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda no Ensino de Ciências pela Universidade Cruzeiro do Sul, Especialização em Educação Inclusiva, Avaliação Educacional, Psicopedagogia, Pós-graduanda em Gestão Pública e Projetos, graduada em Pedagogia.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Matemática (PUC), Mestre em Educação Matemática (PUC), Pesquisadora, Membro da Diretoria Nacional Executiva - DNE da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Assessora da equipe de Matemática do INEP/MEC, líder do Grupo de Pesquisa CCPPM. Coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu e Professora Titular- Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do rículo de Matemática da EJA na SME.

Referências

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.

BIAGIOTTI, L. C. M. Avaliação em EAD: procedimentos de avaliação educacional em cursos de longa distância da Marinha do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Ciências Pedagógicas) – Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, 2004.

DELORS, Jacques et al. Os quatro pilares da educação. Educação: um tesouro a descobrir, [s. l.], v. 4, p. 89-101, 1999.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4ª.ed. São Paulo: Atlas S/A.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Editora Ática SP, 2008.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. 10 ed. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2018.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito & desafio: uma perspectiva construtivista.

Porto Alegre: Mediação, 1991.

LUCKESI, Cipriano. Entrevista sobre Avaliação da aprendizagem, concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21/07/00. Jornal do Brasil, 21 jul. 2000. Disponível em: http://luckesi.blogspot.com/2016/01/101-entrevista-sobre-avaliacao.html Acesso em: 01 maio, 2023.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LUDKE, M. O Trabalho com Projetos e a Avaliação na Educação Básica. In: ESTEBAN, M.T.; HOFFMANN, J.; SILVA, J.F. (Org.). Práticas Avaliativas e Aprendizagens Significativas. Porto Alegre: Mediação, 2003, p.67-80.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Artmed: Porto Alegre, 2009.

SACRISTAN, J. Gimeno; GÓMES, A. I. Péres. Compreender e transformar o ensino trad. Ernani F. da. Fonseca Rosa - 4. ed. 1998.

SCRIVEN, M. The methodology of evolution. In: STAKE, R. E. (Ed.) Curriculum Evolution. Chicago: Rand Macnally. 1967.

STUFFEBEAM, D. L. et al. Educational Evolution and decision making. Itasca, Illionois:F. E, Peacecock, 1971.

TYLER, R. W. General statement on evaluation. Journal of Educational Research, 1942.

VIANNA, Heraldo Marelim. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: Ibrasa, 1989.

Arquivos adicionais

Publicado

21.06.2024