Avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental: análise de resoluções de problemas do campo aditivo
DOI:
10.46551/ees.v19n21art07Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação Diagnóstica, Campos Conceituais, Ensino, MatemáticaResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar os dados de uma análise de uma avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado com 21 estudantes com o propósito de analisar o conhecimento dos estudantes frente o Campo Aditivo. O trabalho é de uma abordagem qualitativa de tipologia documental para análise das sondagens como protocolo de investigação e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Nos baseamos com as referências da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1996) como fundamento deste trabalho, que identificou dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão e representação das situações problemas apoiando-se na representação pictórica com todos os elementos numerais descritos, onde podemos identificar uma possível consequência do ensino precoce das operações baseadas apenas na formalização do procedimento mecanizado das operações matemáticas.
Downloads
Referências
CURI, Edda. Contextualização, resolução de problemas e educação matemática. In:
Encontro nacional de educação matemática, Recife. VII ENEM. São Paulo: SBEM,
Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC02875535820.pdf.
Acesso em: 22 mai 2023.
HOFFMANN, Jussara. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. In: Congresso
Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, p. 1-17. Disponível em:
https://sitee.com.br/sistema1/arquivos/imagens/histogeo/jussarahofman-avaliacao.pdf.
Acesso em: 17 mai 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? In:
Revista Pátio, v. 12, p. 6-11. 2000. Disponível em:
https://www.nescon.medicina.ufmg,br/biblioteca/imagens/2511.pdf.
___________. Avaliação da aprendizagem: compreensão e prática. Entrevista
concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21.07.2000. Disponível em:
https://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_jornal_do_Brasil
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de
concepções e práticas. São Paulo: SME / COPED, 2020.
VERGNAUD, Gérard. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. (Dir.) Didáticas
das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
___________. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da
matemática na escola elementar. Trad. Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.