Avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental: análise de resoluções de problemas do campo aditivo

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art07

Palavras-chave:

Aprendizagem, Avaliação Diagnóstica, Campos Conceituais, Ensino, Matemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os dados de uma análise de uma avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Estado de São Paulo. O estudo foi realizado com 21 estudantes com o propósito de analisar o conhecimento dos estudantes frente o Campo Aditivo. O trabalho é de uma abordagem qualitativa de tipologia documental para análise das sondagens como protocolo de investigação e acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Nos baseamos com as referências da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1996) como fundamento deste trabalho, que identificou dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão e representação das situações problemas apoiando-se na representação pictórica com todos os elementos numerais descritos, onde podemos identificar uma possível consequência do ensino precoce das operações baseadas apenas na formalização do procedimento mecanizado das operações matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), campus Liberdade. São Paulo, Brasil.

Kelly Cristina Coutinho, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Cieências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul
(UNICSUL), SP, Brasil.

Claudia Kelly Augusto Fernandes, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Cieências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul
(UNICSUL), SP, Brasil.

Referências

CURI, Edda. Contextualização, resolução de problemas e educação matemática. In:

Encontro nacional de educação matemática, Recife. VII ENEM. São Paulo: SBEM,

Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/MC02875535820.pdf.

Acesso em: 22 mai 2023.

HOFFMANN, Jussara. Avanços nas concepções e práticas da avaliação. In: Congresso

Internacional de Tecnologia na Educação, 2015, p. 1-17. Disponível em:

https://sitee.com.br/sistema1/arquivos/imagens/histogeo/jussarahofman-avaliacao.pdf.

Acesso em: 17 mai 2023.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? In:

Revista Pátio, v. 12, p. 6-11. 2000. Disponível em:

https://www.nescon.medicina.ufmg,br/biblioteca/imagens/2511.pdf.

___________. Avaliação da aprendizagem: compreensão e prática. Entrevista

concedida ao Jornal do Brasil e publicada no dia 21.07.2000. Disponível em:

https://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_jornal_do_Brasil

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.

Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de

concepções e práticas. São Paulo: SME / COPED, 2020.

VERGNAUD, Gérard. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. (Dir.) Didáticas

das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

___________. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da

matemática na escola elementar. Trad. Maria Lúcia Faria Moro. Curitiba: UFPR, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

01.07.2024

Como Citar

MARTINS, P. B.; COUTINHO, K. C.; AUGUSTO FERNANDES, C. K. Avaliação diagnóstica com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental: análise de resoluções de problemas do campo aditivo. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–15, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art07. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7236. Acesso em: 21 nov. 2024.