Elementos da avaliação diagnóstica, formativa e somativa no trabalho didático com Resolução de Problemas
DOI:
10.46551/ees.v19n21art10Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Avaliação, FunçõesResumo
O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de doutorado que analisou como se constitui o processo de avaliação a partir da implementação da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Este texto aborda a integração da avaliação a partir da implementação dessa metodologia no ensino das funções definidas por várias sentenças. Considerando essa interação implementamos uma proposta didática com alunos da segunda série do Ensino Médio. Os métodos utilizados nesse estudo qualitativo foram a pesquisa participante e a análise documental, os dados foram gravados em diversas fontes e as descrições das atividades registradas em diário de campo. A partir da aplicação dessa proposta e da análise dos dados, verificou-se a integração da avaliação diagnóstica, formativa e somativa em diversas etapas do trabalho através da Resolução de Problemas, que contribuiu para a aprendizagem e a construção do conhecimento em um ambiente democrático e colaborativo.
Downloads
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de
Matemática: por que através da resolução de problemas? ONUCHIC, L. R. et. al.
(Org). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2.ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
AZZI, S. Avaliação e progressão continuada. In: AZZI, S. (Coord). Avaliação do
desempenho e progressão continuada: projeto de capacitação de dirigentes. Belo
Horizonte: SMED, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular.
Brasília: MEC/SEF, 600 p. 2018.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos
teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2012.
GRILLO, M. C; FREITAS, A. L. S. Autoavaliação: por que e como realizá-la?. In:
GRILLO, M. C.; GESSINGER, R. M. (Org.). Por que falar ainda em avaliação. Porto
Alegre: Edipucrs, 2010. p. 45-50.
GIOVANNI, J. R; BONJORNO, J. R. Matemática Completa 1ª série. 2.ed. São Paulo:
FTD, 2005.
GONÇALVES, R. Resolução de Problemas: uma proposta para a aprendizagem
significativa das funções definidas por várias sentenças. Dissertação. 2015. 124 f.
(Mestrado em Educação Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015.
GONÇALVES, R. Avaliação Integrada ao Ensino e Aprendizagem Significativa das
Funções Definidas por Várias Sentenças através da Resolução de Problemas. Tese. 2023.
f. (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul,
São Paulo, 2023.
HADJI, C. Avaliação da Aprendizagem. Revista Aprendizagem, Pinhais, v. 1, n. 1, p.25-
, jul./ago. 2007.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
MORAES, R; GALIAZZI, M, C. Análise Textual Discursiva: 2. ed. Coleção educação
em ciências. Ijuí: Unijuí, 2011.
ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos,
avanços e novas perspectivas. Bolema. Rio Claro, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: Da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas
lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PIRONEL, M. A avaliação integrada ao processo de ensino-aprendizagem da
Matemática. 193f. Dissertação. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade
Estadual Paulista, Rio Claro, 2002.
IRONEL, M; VALLILO, S. A. M.; O papel da avaliação na Metodologia de EnsinoAprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. In:
ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C; PIRONEL, M. (org.) Perspectivas para
Resolução de Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
PIRONEL, M. Avaliação para a aprendizagem: A Metodologia de EnsinoAprendizagem- Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas em Ação.
f. Tese. (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio
Claro, 2019.
SANTOS, L. Auto-avaliação regulada. Porquê, o quê e como? In ABRANTES, P.;
ARAÚJO, F. (Coord.). Avaliação das Aprendizagens: das concepções às práticas.
Reorganização Curricular do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação -
Departamento da Educação Básica, 2002. p. 77-84.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação. Currículo Paulista: etapa Educação Infantil e
Ensino Fundamental. 2019. 526p. Disponível em:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensinofundamental/. Acesso em: 01. nov. 2022.
SILVA, F. J. Avaliação do ensino e aprendizagem numa perspectiva formativa
reguladora. In SILVA, F. J; HOFFMANN, J; ESTEBAN, M. T (Orgs.). Práticas
avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre:
Mediação, 2018. p. 9-22.
VAN DE WALLE, J A. Matemática no ensino fundamental. Formação de professores e
aplicações em sala de aula. Trad. Paulo Henrique Colonese 6.ed. Porto Alegre: Artimed,
ZABALA, A. A avaliação. In ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.