Avaliação da Aprendizagem no Ensino por Investigação

análise de sequências de atividades

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art08

Palavras-chave:

Ensino por investigação, Avaliação, Alfabetização Científica

Resumo

Este trabalho abrange a avaliação na perspectiva formativa, tendo como proposta o Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais. O objetivo geral foi discutir as possibilidades avaliativas presentes em uma atividade que faz parte de um conjunto sequenciado de atividades. Dessa forma, o texto ressalta a importância de uma avaliação menos classificatória, vexatória, reducionista e burocrática e abre possibilidades para que se faça uma avaliação na perspectiva da aprendizagem, visando à Alfabetização Científica dos sujeitos. A avaliação para a aprendizagem no Ensino por Investigação possibilita o desenvolvimento integral dos sujeitos, sem dissociar os conhecimentos conceituais, procedimentais, as relações pessoais e as características éticas, morais e sociais dos sujeitos.

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Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2024

Como Citar

GONÇALVES, R. da S.; MACIEL, M. D. Avaliação da Aprendizagem no Ensino por Investigação: análise de sequências de atividades. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–11, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art08. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7259. Acesso em: 22 dez. 2024.