Avaliação da Aprendizagem no Ensino por Investigação
análise de sequências de atividades
DOI:
10.46551/ees.v19n21art08Palavras-chave:
Ensino por investigação, Avaliação, Alfabetização CientíficaResumo
Este trabalho abrange a avaliação na perspectiva formativa, tendo como proposta o Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais. O objetivo geral foi discutir as possibilidades avaliativas presentes em uma atividade que faz parte de um conjunto sequenciado de atividades. Dessa forma, o texto ressalta a importância de uma avaliação menos classificatória, vexatória, reducionista e burocrática e abre possibilidades para que se faça uma avaliação na perspectiva da aprendizagem, visando à Alfabetização Científica dos sujeitos. A avaliação para a aprendizagem no Ensino por Investigação possibilita o desenvolvimento integral dos sujeitos, sem dissociar os conhecimentos conceituais, procedimentais, as relações pessoais e as características éticas, morais e sociais dos sujeitos.
Downloads
Referências
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J. E; VILCHES, A.
(Org.). A Necessária Renovação do Ensino de Ciências, São Paulo, Cortez, 2005.
CACHAPUZ, A. F.; PRAIA, J.; JORGE, M. Ciência, Educação em Ciência e Ensino de
Ciências (Temas de Investigação, 26), Ministério da Educação, Lisboa, 2002.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino
investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências por investigação:
Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
DELIZOICOV, D. P.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de
ciências: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p.
DEWEY, J. Experience and education. The Kappa Delta Pi Lecture Series, 1938.
HADJI, Charles. Avaliação Desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001
HOFFMANN, J. Pontos e Contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre:
Mediação, 1998.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e posições. 3.ed. São
Paulo: Cortez, 1996.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo:
Cortez, 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas
lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no
Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações
em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 333-352, 2016.
SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do
professor. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala
de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 40-61.
SCARPA, D L.; SILVA, M. B. A Biologia e o ensino de Ciências por investigação:
dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Ciências
por Investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage
Learning, 2016.
SACRISTÁN, J. G. A avaliação no ensino. In: SACRISTÁN, J. G; GOMES, A. I. P.
Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, p.295-351. 1998.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.
Currículo Digital da Cidade de São Paulo – SME/COPED, 2019. Disponível em:
SOUZA, Emily Bomfim; KIM, Sônia Cha. Ensino de Ciências por investigações: uma
sequência didática para o Ensino Fundamental I. Revista Educação Pública, v. 21, nº 6,
de fevereiro de 2021. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/6/ensino-de-ciencias-porinvestigacoes-uma-sequencia-didatica-para-o-ensino-fundamental-i
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.