Aprendizagem Baseada em Equipes aplicada em Astronomia no 8° Ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art11

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Equipes, Ensino de Astronomia, Avaliação Formativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta pedagógica utilizando a
Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), como metodologia, para o ensino dos
conceitos de Astronomia propostos na Unidade Temática Terra e Universo previstos na
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 8° ano do Ensino Fundamental anos
finais, que envolve os objetos de conhecimento Sol, Terra e Lua, de modo a utilizá-la,
posteriormente como um recurso em sala de aula. A revisão bibliográfica leva em conta
as potencialidades do uso das metodologias ativas e das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação no processo de ensino, aprendizagem e avaliação.
Consideramos, ainda, a estrutura da ABE e a avaliação formativa como indicador de
aprendizagem, já que a proposta pedagógica pretende articular a ABE com o tema Terra
e Universo, investigando a importância da autoavaliação e da heteroavaliação como
norteadores nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de

estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CORTIANO, S. A. M.; MENEZES, G. G. Metodologias ativas de ensino utilizadas nas

diversas áreas do conhecimento: uma revisão sistemática da literatura. Ensino e

Tecnologia em Revista, v. 4, n. 1, p. 1-20, 2020

JUSTINIANO, A.; BRESSAN, P. A.; SILVA, E. M.; MORAES, L. D.; BOTELHO, R.

Astro3D: um simulador do movimento de corpos celestes. Revista Brasileira de Ensino

de Física, v. 39, 2017.

KRUG, R R.; VIEIRA, M. S. M.; MACIEL, M. V. A.; ERDMANN, T. R.; VIEIRA, F.

C. F.; KOCH, M. C.; GROSSEMAN, S. O “bê-á-bá” da aprendizagem baseada em

equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, p. 602-610, 2016.

LIMA, L.; COSME, A. Ensinar, aprender e avaliar como processos integrados na

produção de saberes numa aula orientada pela Metodologia de Resolução de Problemas.

MOTA, A. R; ROSA, C. T. W. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e

propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 2018.

PAIVA, M. R. F.; PARENTE, J. R. F.; BRANDÃO, I. R.; QUEIROZ, A. H. B.

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE-Revista de

Políticas Públicas, v. 15, n. 2, 2016

PINHEIRO, I. L.; SOUSA, R. A.; OLIVEIRA, L. D. O ensino de astronomia por meio

de metodologias ativas com enfoque no desenvolvimento de autonomia crítica dos

alunos. Atas do VII Encontro Estadual de Ensino de Física, 2017, Brasil., 2017.

SILVA, R. S. Um estudo de caso acerca do Ensino de Astronomia com foco na

Aprendizagem Significativa. Latin-American Journal of Physics Education, v. 9, n. 2, p.

, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2024

Como Citar

DOBRE FERREIRA, J. E.; VOELZKE, M. R. Aprendizagem Baseada em Equipes aplicada em Astronomia no 8° Ano do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–16, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art11. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7266. Acesso em: 21 nov. 2024.