O Auxílio da Praxeologia na Organização de uma Avaliação

Autores

  • Adriana Ferreira Tiburtino Universidade Cruzeiro do Sul
  • Suzete de Souza Borelli
  • Adriano Amâncio de Oliveira

DOI:

10.46551/ees.v19n21art09

Palavras-chave:

Avaliação. Praxeológica, Ensino, Aprendizagem, Tarefa

Resumo

Após a abordagem dos conteúdos, explicações e resoluções de atividades, o professor  avalia o aluno. A etapa de escolhas das questões para organização de uma avaliação não é algo fácil. Este artigo apresenta a proposta de seleção de uma questão avaliativa, através de uma organização praxeológica, refletindo sobre a tarefa proposta e sobre as técnicas que o aluno poderá empregar durante a resolução. Nessa direção, apresentaremos a Teoria Antropológico do Didático de Yves Chevallard (1999), que considera como a análise praxeológica do didático pode contribuir para a organização de uma avaliação formativa, possibilitando ao professor o planejamento de instrumentos avaliativos baseados em parâmetros especificados para observar a aprendizagem dos alunos por meio das diferentes tarefas desenvolvidas em sala de aula.

Palavras-chave: Avaliação. Praxeológica. Ensino. Aprendizagem. Tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria Antropológica do Didático: metodología de análisis

de materiales didácticos. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, [s.

l.], v. 11, n. 42, 2015. Disponível em:

http://www.revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/628 Acesso em: maio de

BOGDAN, Robert.; BILKEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma

introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. 2009.

Disponível em:

https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/2016_PV_impresso_

D2_CD7.pdf . Acesso em: maio de 2023.

CHEVALLARD, Yves. L´analyse des pratiques enseignantes en Théorie

Anthropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques, [s. l.], v.

, n. 2, p. 221-266, 1999.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2ª

ed. Porto Alegre: Artmed e Bookman, 2007. 248p.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando

conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

NOVAK, J.D.; GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas,

PACHECO, JOSÉ A.; ZABALZA, MIGUEL A. (org.). A Avaliação dos Alunos dos

Ensinos Básico e Secundário. Braga: Universidade do Minho, 1995.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. P. Pesquisa documental: pistas

teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. [s. l.], v.1,

n. 1, jul. 2009. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8092817 Acesso em 17 abr. 2023.

SCHWAB, J. The practical 3: translation into curriculum. School Review, [s. l.], v. 81,

n.4 , p. 501-522, 1973.

SORDI, M. R. L. de. Alternativas propositivas no campo da avaliação: por que não? In:

CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e textos em

metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. ENEM 2009 – Exame Nacional do Ensino Médio. Ministério da Educação,

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. 2009. Disponível

em:

https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2016/2016_PV_impresso_

D2_CD7.pdf . Acesso em: maio de 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

22.07.2024

Como Citar

TIBURTINO, A. F.; BORELLI, S. de S.; OLIVEIRA , A. A. de. O Auxílio da Praxeologia na Organização de uma Avaliação. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–13, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7285. Acesso em: 21 nov. 2024.