O Auxílio da Praxeologia na Organização de uma Avaliação
DOI:
10.46551/ees.v19n21art09Palavras-chave:
Avaliação. Praxeológica, Ensino, Aprendizagem, TarefaResumo
Após a abordagem dos conteúdos, explicações e resoluções de atividades, o professor avalia o aluno. A etapa de escolhas das questões para organização de uma avaliação não é algo fácil. Este artigo apresenta a proposta de seleção de uma questão avaliativa, através de uma organização praxeológica, refletindo sobre a tarefa proposta e sobre as técnicas que o aluno poderá empregar durante a resolução. Nessa direção, apresentaremos a Teoria Antropológico do Didático de Yves Chevallard (1999), que considera como a análise praxeológica do didático pode contribuir para a organização de uma avaliação formativa, possibilitando ao professor o planejamento de instrumentos avaliativos baseados em parâmetros especificados para observar a aprendizagem dos alunos por meio das diferentes tarefas desenvolvidas em sala de aula.
Palavras-chave: Avaliação. Praxeológica. Ensino. Aprendizagem. Tarefa.
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