Criação do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980-1996)

Autores

DOI:

10.46551/ees.e202002

Palavras-chave:

História da Educação, Formação Inicial de Professores, Curso de Pedagogia

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar o curso de Pedagogia na Universidade de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, especificamente sua criação e consolidação no período de 1980 a 1996. Os procedimentos metodológicos utilizados compreendem a investigação bibliográfica e documental — leis, decretos, resoluções e pareceres —, também fontes institucionais — resoluções, pareceres, estatutos, atas de reunião e relatório anual — dos anos de 1970, 1980 e 1990. A proposta de iniciar o curso de Pedagogia com habilitação para atuar na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental foi inédito no Estado de Mato Grosso do Sul, poucas instituições no Brasil formavam os docentes para essa área. A criação do curso teve como principal objetivo atender à demanda da rede estadual de ensino que precisava de profissionais capacitados em nível superior.

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Arquivos adicionais

Publicado

05.02.2020

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. V.; SEVERINO, J. L. Criação do curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1980-1996). Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 13, n. 15, p. 1–23, 2020. DOI: 10.46551/ees.e202002. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/730. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos