Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20art09

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Alfabetização, Alfabetização , Histórico das políticas de alfabetização

Resumo

Resumo: Esta pesquisa buscou mapear as políticas públicas nacionais de alfabetização a
partir da redemocratização do país. Refletir sobre as políticas públicas implica analisar o
contexto histórico, político e econômico nos quais essas políticas foram elaboradas. A
globalização e o neoliberalismo são “panos” de fundo deste contexto que começa a se
intensificar na década de 1980. Assim, é neste cenário pautado numa política neoliberal
e na globalização econômica e cultural que encontros importantes foram realizados para
implantar uma agenda mundial de educação. Desta forma, para compreender tais
políticas, foi realizada uma pesquisa qualitativa documental e, por meio da análise de
conteúdo, ficou evidente que ainda carecemos de políticas públicas de alfabetização que
tragam resultados efetivos para a superação do analfabetismo entre jovens e adultos e um
fortalecimento das práticas pedagógicas de alfabetização de crianças realmente efetivas
no sucesso do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

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Biografia do Autor

Viviane Patricia Colloca Araujo, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora em Educação na área de Processos de Ensino e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) (2009); Mestre em Educação na área de Fundamentos da Educação também pelo PPGE/UFSCar (2003); e Licenciada em Pedagogia pela UFSCar (1999). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP, campus Ribeirão Preto e São José do Rio Pardo. Coordenadora Local do curso de Pedagogia na UNIP/Ribeirão Preto. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de São Carlos.

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Arquivos adicionais

Publicado

19.12.2023

Como Citar

COLLOCA ARAUJO, V. P. Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7315. Acesso em: 22 dez. 2024.