Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil

Autores

DOI:

10.46551/ees.v18n20art09

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Alfabetização, Alfabetização , Histórico das políticas de alfabetização

Resumo

Resumo: Esta pesquisa buscou mapear as políticas públicas nacionais de alfabetização a
partir da redemocratização do país. Refletir sobre as políticas públicas implica analisar o
contexto histórico, político e econômico nos quais essas políticas foram elaboradas. A
globalização e o neoliberalismo são “panos” de fundo deste contexto que começa a se
intensificar na década de 1980. Assim, é neste cenário pautado numa política neoliberal
e na globalização econômica e cultural que encontros importantes foram realizados para
implantar uma agenda mundial de educação. Desta forma, para compreender tais
políticas, foi realizada uma pesquisa qualitativa documental e, por meio da análise de
conteúdo, ficou evidente que ainda carecemos de políticas públicas de alfabetização que
tragam resultados efetivos para a superação do analfabetismo entre jovens e adultos e um
fortalecimento das práticas pedagógicas de alfabetização de crianças realmente efetivas
no sucesso do processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Patricia Colloca Araujo, Universidade Paulista (UNIP)

Doutora em Educação na área de Processos de Ensino e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) (2009); Mestre em Educação na área de Fundamentos da Educação também pelo PPGE/UFSCar (2003); e Licenciada em Pedagogia pela UFSCar (1999). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP, campus Ribeirão Preto e São José do Rio Pardo. Coordenadora Local do curso de Pedagogia na UNIP/Ribeirão Preto. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de São Carlos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto

Pinheiro. Rio de Janeiro: Edições 70, 1979. 222 p.

BRASIL. Decreto nº 4.834, de 8 de setembro de 2003. Cria o Programa Brasil

Alfabetizado, institui a Comissão de Alfabetização e da Medalha Paulo Freire, e dá outras

providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4834.htm#:~:text=DECRETO%20

N%C2%BA%204.834%2C%20DE%208%20DE%20SETEMBRO%20DE%202003.&t

ext=Cria%20o%20Programa%20Brasil%20Alfabetizado,que%20lhe%20confere%20o

%20art.Acesso Acesso em: 15/04/2022.

BRASIL. Decreto nº 6.093, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a reorganização do

Programa Brasil Alfabetizado, visando a universalização da alfabetização de jovens e

adultos de quinze anos ou mais, e dá outras providências. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6093.htm Acesso

em: 22/04/2022.

BRASIL. Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022. Dispõe sobre o Programa Brasil

Alfabetizado. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-

/2022/Decreto/D10959.htm#art18 Acesso em: 22/04/2022.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Manual do Pacto. Brasília:

MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação –

PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Disponível em:

http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-

educacaolei-n-13-005-2014. Acesso em 18/07/2020.

BRASIL. Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018. Institui o Programa Mais

Alfabetização. Brasília: Ministério da Educação. 2018. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/86401-portaria-142-2018-

pmalfa002/file Acesso em: 01/05/2023.

BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de

Alfabetização. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-

/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/71137476/do1e-2019-04-11-decreto-n-9-

-de-11-de-abril-de-2019-71137431 Acesso em: 12/10/2022.

BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e Educação: uma

introdução. In: BURBULES, Nicholas C.; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e

Educação: perspectivas críticas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004, p. 11-26.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens

qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 99p.

MALAGUTI, Manoel [et al.] (orgs.). Neoliberalismo: A tragédia do nosso tempo. 2ª ed.,

São Paulo: Cortez, 2000. 120 p.

MINAYO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed.,

São Paulo: Hucitec, 2004. 269 p.

SOARES, Magda. Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e escrever. São Paulo:

Editora Contexto, 2020.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Satisfação das

Necessidades Básicas de Aprendizagem. Tailândia/Jomtien, março de 1990. Disponível

em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm Acesso em: 08/05/2018.

Arquivos adicionais

Publicado

19.12.2023

Como Citar

COLLOCA ARAUJO, V. P. Mapeamento das políticas públicas nacionais de alfabetização no Brasil. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 18, n. 20, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/ees.v18n20art09. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7315. Acesso em: 21 nov. 2024.