A formação do professor na contemporaneidade: rumos atuais sob a Resolução CNE/CP nº 02/2019

Autores

  • Renan Bandeirante Araújo Universidade Estadual do Paraná

DOI:

10.46551/ees.v20n22art06

Palavras-chave:

Contemporaneidade neoliberal, Formação de professores, BNC-Formação (2019)

Resumo

O presente artigo desenvolve uma reflexão crítica acerca da formação docente na contemporaneidade neoliberal. Analisa, numa breve perspectiva histórica, a função do professor no processo de ensino, conforme a Resolução CNE/CP nº 02/2019. Para esse fim, referenciado no método de investigação materialista-dialético, recorre-se a fontes documentais e bibliográfica. Em breve síntese, o artigo analisa o papel reservado ao professor no processo educativo, considerada as determinações políticos/educacionais matizadas pelas novas Diretrizes para a Formação de Professores, pois tem-se como premissa que a BNC-Formação (2019) privilegia uma formação de cunho tecnicista cujo pragmatismo visa responder às demandas do atual mercado de emprego precarizado.

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Arquivos adicionais

Publicado

02.11.2024

Como Citar

ARAÚJO, R. B. A formação do professor na contemporaneidade: rumos atuais sob a Resolução CNE/CP nº 02/2019. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 20, n. 22, p. 1–17, 2024. DOI: 10.46551/ees.v20n22art06. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7459. Acesso em: 21 dez. 2024.