Avaliação SAEB e a educação básica no Brasil: recortes de seus pontos e contrapontos no panorama atual

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art12

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Avaliação Externa, SAEB, Políticas Educacionais

Resumo

Resumo: Este estudo analisou pontos e contrapontos da avaliação realizada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) a partir de seu propósito de ser um indicativo da qualidade do ensino e auxiliar na elaboração, no monitoramento e na melhoria das políticas educacionais. Usou-se uma abordagem qualitativa, investigando-se sites oficiais e pesquisa bibliográfica de artigos recentes nas plataformas Periódicos CAFe e Google Scholar. Os resultados indicam limitações ao alcance do propósito estabelecido. Sob influência direta do Banco Mundial e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o SAEB indica atender ao mercado de trabalho sem considerar as condições sociais dos alunos, gerando questionamentos quanto a indicar a qualidade do ensino a todos e propiciar dados que revertam em tomadas de decisão nas práticas pedagógicas. Não foram encontradas soluções ou novas ideias para a melhoria da avaliação da qualidade da educação básica, apenas recomendações, o que denota, assim, uma lacuna para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Avaliação Educacional. Avaliação Externa. SAEB. Políticas Educacionais.

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Arquivos adicionais

Publicado

10.10.2024

Como Citar

DE AGUIAR, Vera Encarnação Jordan; JUNGER, Alex Paubel. Avaliação SAEB e a educação básica no Brasil: recortes de seus pontos e contrapontos no panorama atual. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–14, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art12. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7629. Acesso em: 26 out. 2024.