Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio
DOI:
10.46551/ees.v19n21art04Palavras-chave:
Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Relato de ExperiênciaResumo
Este artigo examina avaliações realizadas em uma escola estadual de Ensino Médio no Espírito Santo, com dois estudantes da Educação Especial. Um dos estudantes tem Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (DI), enquanto o outro DI e dificuldades na fala devido à Encefalopatia Crônica. O estudo registra a vivência dos docentes que lidaram com esses estudantes, identificando obstáculos e oportunidades durante a avaliação do aprendizado. Adaptar e personalizar as estimativas para cada aluno foi essencial, levando em consideração suas necessidades específicas. O artigo ressalta a importância da inclusão de alunos com deficiência na avaliação e a necessidade de uma abordagem pedagógica inclusiva para considerar a diversidade de cada estudante. A pesquisa destaca as possibilidades de inclusão dos alunos na avaliação, enfatizando a participação dos profissionais de educação, dos familiares e dos estudantes no processo. O estudo mostra a importância da abordagem que valoriza a diversidade para a inclusão de todos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 9.394/1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasília: Presidência da República,1996.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, [s. l.], v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna. 2002.
MEYER, Anne; ROSA, David; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: Teoria e Prática. Wakefield, MA: Elenco Professional Publishing, 2014.
SERRA, Dayse. Inclusão e ambiente escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira; MOREIRA, Marcos. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.