Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

10.46551/ees.v19n21art04

Palavras-chave:

Autismo, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Relato de Experiência

Resumo

Este artigo examina avaliações realizadas em uma escola estadual de Ensino Médio no Espírito Santo, com dois estudantes da Educação Especial. Um dos estudantes tem Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual (DI), enquanto o outro DI e dificuldades na fala devido à Encefalopatia Crônica. O estudo registra a vivência dos docentes que lidaram com esses estudantes, identificando obstáculos e oportunidades durante a avaliação do aprendizado. Adaptar e personalizar as estimativas para cada aluno foi essencial, levando em consideração suas necessidades específicas. O artigo ressalta a importância da inclusão de alunos com deficiência na avaliação e a necessidade de uma abordagem pedagógica inclusiva para considerar a diversidade de cada estudante. A pesquisa destaca as possibilidades de inclusão dos alunos na avaliação, enfatizando a participação dos profissionais de educação, dos familiares e dos estudantes no processo. O estudo mostra a importância da abordagem que valoriza a diversidade para a inclusão de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Bobbio Pontara, UNICSUL/SEDU-ES

Graduação em Farmácia Generalista - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (2007), graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Espínito Santo-(EAd) (2013); Pós-Graduação em Educação Profissional Integrada à Educação Básica de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes (2011); Mestre em Docência para a Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Centro Universitário Norte do Espírito Santo (2017). Atualmente é doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Supervisora Pedagógica na Superintendência Regional de Linhares - Secretaria de Educação do Estado do ES. 

Carmem Lúcia Costa Amaral

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

Referências

BRASIL. Lei 9.394/1996, Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Brasília: Presidência da República,1996.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, [s. l.], v. 19, n. 41, p. 347-372, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educacional. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K. de; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. (Org.). Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna. 2002.

MEYER, Anne; ROSA, David; GORDON, David. Desenho universal para a aprendizagem: Teoria e Prática. Wakefield, MA: Elenco Professional Publishing, 2014.

SERRA, Dayse. Inclusão e ambiente escolar. In: SANTOS, Mônica Pereira; MOREIRA, Marcos. Inclusão em educação: culturas, políticas e práticas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

21.06.2024

Como Citar

BOBBIO PONTARA, A.; COSTA AMARAL, C. L. Avaliação e Educação Especial Inclusiva: relato de experiência sobre dois estudantes do ensino médio. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 19, n. 21, p. 1–15, 2024. DOI: 10.46551/ees.v19n21art04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/7637. Acesso em: 21 nov. 2024.