Os discursos e desafios na formação e construção da identidade docente: foco na docência universitária

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Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as questões que permeiam os discursos que centralizam-se na problemática da identidade e prática pedagógica e na formação de professores, bem como o desenvolvimento profissional docente. Entendemos que, ao refletirmos sobre essas questões referentes à docência, precisamos fazê-lo a partir de múltiplos condicionantes como as políticas públicas de formação, a construção da identidade docente e o seu desenvolvimento profissional; devendo essas questões serem consideradas em suas múltiplas dimensões e especificidades. Assim, empreendemos uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores que estudam a temática referenciada. Os conceitos utilizados nesse estudo se enquadram em uma visão contemporânea da profissionalização da docência universitária, tomando-a em um sistema discursivo, sendo considerada como atividade social, que proporciona ação e interação entre os sujeitos em um determinado contrato social de comunicação e num contexto sócio histórico dialético.

Palavras-chave: Docência. Identidade docente. Formação e desenvolvimento docente.

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Publicado

16.11.2019

Como Citar

BRITO, D. do S. L. Os discursos e desafios na formação e construção da identidade docente: foco na docência universitária. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 12, n. 14, p. e201910, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/826. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos