Educação integral: desafios para a construção de uma escola de qualidade

Autores

  • Deide da Cunha Silva Fernandes Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Resumo

Repensar a educação é fundamental para que se alcancem os novos paradigmas impostos pela sociedade atual que dá um novo sentido ao papel social da escola. Nesse contexto emerge a educação integral, com o intuito de dar respostas às expectativas da sociedade que apresenta uma demanda por educação que não foram atendidas no passado. Experiências de ampliação do tempo escolar surgem no país através da criação de escolas de tempo integral. O número de escolas que atendem em regime integral tem acrescido a cada dia, assim como o número de modelos adotados, que tem por finalidade responder a uma diversidade de problemas sociais e consequentemente melhorar os resultados educacionais dos alunos. Servindo-se da análise bibliográfica sobre o tema, o presente trabalho destaca alguns pressupostos e condicionantes que se tornam fundamentais para o alcance dos propósitos da educação de tempo integral.

Palavras-chave: Educação Integral. Investimentos. Pressupostos. Condicionantes.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Como Citar

DA CUNHA SILVA FERNANDES, D. Educação integral: desafios para a construção de uma escola de qualidade. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 31–43, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/96. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos