Magistério e gênero masculino: o homem na atividade educativa das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Mônica Vieira Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Este artigo analisa a inserção e a atuação do homem no magistério das séries iniciais do ensino fundamental, bem como a sua importância no processo educativo do primário. A pesquisa permitiu observar que a participação masculina na atividade educativa do primário, hoje, é quase inexistente pois o magistério ainda é considerado profissão feminina, sendo assim os homens que atuam nas séries iniciais sofrem preconceito devido a sua escolha profissional. Tais resultados são preocupantes, pois, a presença masculina nos ambientes escolares, principalmente no magistério das séries iniciais do ensino fundamental é de grande importância no processo educativo da criança, desse modo homens e mulheres, podem e deve exercer as mesmas profissões dependendo apenas de suas habilidades e capacidades.

Palavras-chave: Magistério. Gênero Masculino. Primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Jânio Viera de. O masculino nos caminhos da docência primária em Teresina (PI)-(1970-2000) - www.ufpi.br. Acessado em 31/05/2009 às 11h e 30min.

ALMEIDA, J. S. Mulher e Educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Ed. Unesp, 1998.

ALMEIDA, João Lopes de. A participação masculina na atividade educativa do ensino primário. (monografia apresentada para a obtenção de título em pedagogia) – UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2006.

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. Magistério Primário e cotidiano Escolar. Campinas. São Paulo: Autores Associados,1996.

AUAD, Daniela. Educar Meninos e Meninas: relações de gênero na escola. São Paulo: Contexto,2006.

BENCINI, Roberta. Brincadeiras não tem sexo. Nova Escola. U. 22 n. 203. Jun-jul/2007, p.105-106.

BEUSTER, Frank. Die Iurgenkatastrophe: das Überfordente Gesehlecht, hambung: Rawohlt, 2006.

CAMPOS, Gisele Santana. A aprendizagem das crianças e sua relação com a figura masculina na família. (Monografia apresentada para a obtenção de título em pedagogia) UNIMONTES- Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2006.

DIEFENBACH, H. / KLEIN, M. ‘‘Bringing Black”, soziale Urgleichheit Zwischen den Geschlechtern im Bil dungssystem Zuungusten Von Jungen am Beispiel der Sekundarabschüsse, In: zeitschrift für Padagogik,2002/6, p. 938-958.

DUARTE, Simone Viana; FURTADO, Maria Sueli. Manual de Elaboração de Monografias e Projetos de pesquisas. 2 ed. Montes Claros: Unimontes, 2000.

FERREIRA, Dejinany Maria Rodrigues. Por que o Magistério de 1ª a 4 Série: Vozes Femininas Sobre a Entrada e Permanência na Carreira. (Monografia apresentada para a obtenção de título em Pedagogia) -UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, 2004.

FILHO, Manuel Bergstrom Lourenço. A formação de professores: da Escola Normal à Escola de Educação.

GUNNARSSON, Lars. Política de Cuidado e Educação infantil na Suécia. In ROSEMBERG, Fúlvia e CAMPOS,Maria Malta (orgs). Creches e Pré-escolas no Hemisfério Norte. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Ed. Cortez, 1994.

JENSEN, Jytte. Educação Infantil na comunidade Européia. In: Anais do Simpósio Nacional de Educação Infantil. COEDI/MEC, 1994.

KLEFF, Sanem. Von der Gewerkschaft Erziehung und wissenschaft: Quotermanner fur die Erziehung. In: HHp;// grueye-berlin. De /positionen/stach-org/135/135gespraech.htm,19/05/08.

MARANGON,Cristiane. Aprendizagem Também é uma questão de Gênero. Nova escola. N 207, Novembro/ 2007, p.26-30.

SAVIANI, Dermeval. A história da escola pública no Brasil. Revista de Ciências da Educação. Salvador, jul/2002, p. 185-200.

SCOTT, Joan. Gênero: Uma categoria útil de análise. In: Gênero e Educação. Educação e Realidade, Porto Alegre, FAE: UFRGS, v 20, n.2. jul-dez, 1995. p.71-100.

SILVA, Romildo José da. Gênero Masculino e Magistério: Análises e Discussões da inserção e Atuação do Homem no Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Monografia apresentada para a obtenção de título em pedagogia) – UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros,2008.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org). Caminhos da Profissionalização do magistério. Campinas. São Paulo: Papirus, 1998 (Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico).

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Como Citar

VIEIRA SILVA, M. . Magistério e gênero masculino: o homem na atividade educativa das séries iniciais do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 45–61, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/98. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos