Magistério e gênero masculino: o homem na atividade educativa das séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Mônica Vieira Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Este artigo analisa a inserção e a atuação do homem no magistério das séries iniciais do ensino fundamental, bem como a sua importância no processo educativo do primário. A pesquisa permitiu observar que a participação masculina na atividade educativa do primário, hoje, é quase inexistente pois o magistério ainda é considerado profissão feminina, sendo assim os homens que atuam nas séries iniciais sofrem preconceito devido a sua escolha profissional. Tais resultados são preocupantes, pois, a presença masculina nos ambientes escolares, principalmente no magistério das séries iniciais do ensino fundamental é de grande importância no processo educativo da criança, desse modo homens e mulheres, podem e deve exercer as mesmas profissões dependendo apenas de suas habilidades e capacidades.

Palavras-chave: Magistério. Gênero Masculino. Primário.

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Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2010

Como Citar

VIEIRA SILVA, M. . Magistério e gênero masculino: o homem na atividade educativa das séries iniciais do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 3, n. 3, p. 45–61, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/98. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos